ONS determina aumento do uso de térmicas para garantir fornecimento de energia

Solicitação faz parte do conjunto de ações do Operador para garantir o atendimento às demandas de carga no segundo semestre
1 min 43 seg de leitura
Canal Solar - ONS determina aumento do uso de térmicas para garantir energia
Usina térmica em operação. Foto: Canva

O ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico), em conjunto com o CMSE (Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico), solicitou a maximização da geração térmica e o estado de prontidão das usinas brasileiras.

A medida tem como objetivo assegurar o fornecimento de energia elétrica para o SIN (Sistema Interligado Nacional) durante o período seco e a transição para o próximo período úmido, entre o final de 2025 e começo de 2026.

A solicitação faz parte do conjunto de ações operativas e recomendações apresentadas pelo Operador para garantir o atendimento pleno às demandas de carga e potência no segundo semestre de 2025.

Atualmente, o ONS é responsável por coordenar e controlar a operação das usinas de geração e dos sistemas de transmissão que compõem o SIN, enquanto o CMSE atua no monitoramento do setor e na proposição de medidas que assegurem a segurança e a confiabilidade do fornecimento energético.

Recomendações operativas

Durante reunião realizada em junho, o ONS apresentou ao CMSE uma série de recomendações para reforçar o atendimento de potência nos próximos meses e iniciar a recuperação dos níveis de armazenamento.

O colegiado também decidiu manter o monitoramento contínuo do subsistema Sul, que vem registrando baixos níveis em seus reservatórios devido às condições meteorológicas desfavoráveis observadas nos últimos meses.

Entre as medidas sugeridas estão:

  • A utilização da capacidade de modulação das usinas hidrelétricas do Rio São Francisco;
  • O aproveitamento máximo da UHE Itaipu;
  • A ampliação da disponibilidade de geração térmica.

“Há uma perspectiva de elevação dos níveis dos reservatórios do Sul a partir de agosto, mas seguimos atentos à região. A questão do atendimento de potência no segundo semestre também se mantém como prioridade e propusemos diferentes ações que vão garantir o atendimento da demanda”, afirmou o diretor-geral do ONS, Marcio Rea.

Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.

Foto de Henrique Hein
Henrique Hein
Atuou no Correio Popular e na Rádio Trianon. Possui experiência em produção de podcast, programas de rádio, entrevistas e elaboração de reportagens. Acompanha o setor solar desde 2020.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Os comentários devem ser respeitosos e contribuir para um debate saudável. Comentários ofensivos poderão ser removidos. As opiniões aqui expressas são de responsabilidade dos autores e não refletem, necessariamente, a posição do Canal Solar.

Notícias do Canal Solar no seu E-mail

Relacionados

Receba as últimas notícias

Assine nosso boletim informativo semanal

<
<
Canal Solar
Privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.