O ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico), em conjunto com o CMSE (Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico), solicitou a maximização da geração térmica e o estado de prontidão das usinas brasileiras.
A medida tem como objetivo assegurar o fornecimento de energia elétrica para o SIN (Sistema Interligado Nacional) durante o período seco e a transição para o próximo período úmido, entre o final de 2025 e começo de 2026.
A solicitação faz parte do conjunto de ações operativas e recomendações apresentadas pelo Operador para garantir o atendimento pleno às demandas de carga e potência no segundo semestre de 2025.
Atualmente, o ONS é responsável por coordenar e controlar a operação das usinas de geração e dos sistemas de transmissão que compõem o SIN, enquanto o CMSE atua no monitoramento do setor e na proposição de medidas que assegurem a segurança e a confiabilidade do fornecimento energético.
Recomendações operativas
Durante reunião realizada em junho, o ONS apresentou ao CMSE uma série de recomendações para reforçar o atendimento de potência nos próximos meses e iniciar a recuperação dos níveis de armazenamento.
O colegiado também decidiu manter o monitoramento contínuo do subsistema Sul, que vem registrando baixos níveis em seus reservatórios devido às condições meteorológicas desfavoráveis observadas nos últimos meses.
Entre as medidas sugeridas estão:
- A utilização da capacidade de modulação das usinas hidrelétricas do Rio São Francisco;
- O aproveitamento máximo da UHE Itaipu;
- A ampliação da disponibilidade de geração térmica.
“Há uma perspectiva de elevação dos níveis dos reservatórios do Sul a partir de agosto, mas seguimos atentos à região. A questão do atendimento de potência no segundo semestre também se mantém como prioridade e propusemos diferentes ações que vão garantir o atendimento da demanda”, afirmou o diretor-geral do ONS, Marcio Rea.
Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.