25 de fevereiro de 2024
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 12,2GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 26,8GW

ONS indica estabilidade na afluência do subsistema Sudeste/Centro Oeste

Região concentra cerca de 70% dos reservatórios de maior interesse do SIN (Sistema Interligado Nacional)

Autor: 27 de dezembro de 2023dezembro 28th, 2023Setor Elétrico
2 minutos de leitura
ONS indica estabilidade na afluência do subsistema Sudeste/Centro Oeste

Foto: Reprodução/UHE Igarapava

O boletim mais recente divulgado pelo ONS mostrou que a projeção de vazão para o subsistema Sudeste/Centro-Oeste seguirá estável no começo de 2024. O relatório é referente aos indicadores da semana dos dias 23 a 29 de dezembro.

A região concentra cerca de 70% dos reservatórios de maior interesse do SIN (Sistema Interligado Nacional), com a previsão de 63% de afluência da MLT (Média de Longo Termo). No relatório anterior, a marca do subsistema foi de 64%.

Enquanto isso, a vazão dos demais subsistemas deve chegar a 207% no Sul, 34% no Norte e 18% no Nordeste, segundo o Operador. Comparando com o período final de 2022, o SIN deve avançar 81.670 MWmed, cerca de 13%. 

Em relação aos subsistemas, a perspectiva de maior expansão está no Sudeste/Centro-Oeste com 46.760 MWmed (15,3%). Em seguida vem o Norte, com 7.291 MWmed (13%); Nordeste, 13.270 MWmed (11,6%); e Sul, com 14.349 MWmed (7,3%), respectivamente. 

O ONS destaca ainda que a estabilidade também é observada no índice de energia armazenada, no qual os subsistemas Sul e Sudeste/Centro-Oeste devem fechar o mês com níveis acima dos 50%, com 88,3% e 61% respectivamente.  

Para os outros subsistemas, a previsão é de 45,9% para o Norte e de 48,9% para o Nordeste.


Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: [email protected].

Frederico Tapia

Frederico Tapia

Estudante de jornalismo pela UNESP do campus de Bauru. Possui experiência em produção de matérias jornalísticas.

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários preconceituosos, ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.