26 de fevereiro de 2024
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 12,2GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 26,8GW

ONS não consegue contratar consultoria para prever geração solar

Entidade abrirá nova licitação a fim de atrair empresas que não participaram do processo atual

Autor: 17 de maio de 2023Setor Elétrico
2 minutos de leitura
ONS não consegue contratar consultoria para prever geração solar

Climatempo, PSR, Centro de Gestão de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação e a University of Connecticut não foram habilitadas. Foto: Pixabay

O ONS (Operador Nacional do Sistema) não teve sucesso ao tentar contratar consultoria para estudo de variáveis influentes e desenvolvimento de modelo de previsão de geração de fonte solar.

O operador recebeu duas propostas: da joint venture Clima Tempo e PSR, formada pela empresa de meteorologia Clima Tempo e PSR Soluções e Consultoria em Energia; e da joint venture CGPD/Uconnn, formada pelo Centro de Gestão de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação e a University of Connecticut.

“Nessa fase, o ONS avaliou as propostas técnicas e divulgou o resultado para as empresas em 02/05/2023. De acordo com os critérios estabelecidos no SDP (Subprojeto Solar), nenhum proponente foi qualificado e, portanto, o processo foi considerado fracassado”, afirmou o Órgão.

Segundo o ONS, dada a importância desse projeto e os benefícios que dele advêm à operação, será realizada nova licitação, desta vez, em outro molde. O ONS acredita que essa ação pode abrir oportunidade para que outras empresas participem da licitação, inclusive aquelas que não conseguiram se classificar no processo atual.

“Não havendo recursos e se encerrando o prazo de reclamação do processo, o ONS revogará o processo para dar continuidade nesse subprojeto”.

Wagner Freire

Wagner Freire

Wagner Freire é jornalista graduado pela FMU. Atuou como repórter no Jornal da Energia, Canal Energia e Agência Estado. Cobre o setor elétrico desde 2011. Possui experiência na cobertura de eventos, como leilões de energia, convenções, palestras, feiras, congressos e seminários.

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários preconceituosos, ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.