[gtranslate]

ONS prevê recuperação dos reservatórios a partir de janeiro

ONS prevê recuperação dos reservatórios a partir de janeiro
Hidrelétrica de Belo Monte, com 11.233 MW de potência, no rio Xingu, no Pará. Foto: Divulgação/Neoenergia

Com a chegada do período úmido, o sistema elétrico começa a receber boas notícias. Na última semana de outubro, as chuvas já superaram a média histórica nas bacias dos rios Grande, Paranaíba, São Francisco e Madeira.

O retorno das chuvas vem desacelerando o esvaziamento dos reservatórios das hidrelétricas. De acordo com o ONS (Operador Nacional do Sistema), a recuperação dos níveis dos reservatórios será mais perceptível a partir de janeiro.

Entre novembro de 2024 e abril de 2025, a expectativa é que as chuvas fiquem entre 62% e 96% da MLT (Média de Longo Termo).

O otimismo com o período úmido já impacta os preços no Mercado Livre de Energia. Na primeira semana de setembro, o preço da energia convencional para 2024 ultrapassou R$ 480/MWh. Já na primeira semana de novembro, o valor recuou para cerca de R$ 180/MWh.

Para a semana de 9 a 15 de novembro, as projeções de Energia Natural Afluente estão elevadas para dois subsistemas: o Sudeste/Centro-Oeste deve alcançar 118% da MLT e o Norte, 90%. No Nordeste e no Sul, as projeções estão próximas, em 85% e 83% da MLT, respectivamente.

A previsão para o final de novembro é que os reservatórios cheguem aos seguintes níveis de armazenamento: 57,1% no Sul, 51,4% no Norte, 46,4% no Nordeste e 42,7% no Sudeste/Centro-Oeste.

Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: [email protected].

Picture of Wagner Freire
Wagner Freire
Wagner Freire é jornalista graduado pela FMU. Atuou como repórter no Jornal da Energia, Canal Energia e Agência Estado. Cobre o setor elétrico desde 2011. Possui experiência na cobertura de eventos, como leilões de energia, convenções, palestras, feiras, congressos e seminários.

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba as últimas notícias

Assine nosso boletim informativo semanal

Baixe Agora Seu Exemplar!

Preencha os dados acima e receba seu exemplar gratuito da Revista Canal Solar.

Baixe Agora Seu Exemplar!

Preencha os dados acima e receba seu exemplar gratuito da Revista Canal Solar.