O ONS (Operador Nacional do Sistema) projeta que a carga de energia no SIN (Sistema Interligado Nacional) deverá atingir 78.255 MWmed em maio, o que representa um crescimento de 7,1% em comparação com o mesmo período de 2023.
Esses números são uma revisão da previsão anterior divulgada pelo órgão na semana passada, que indicava um aumento de 5,5% (77.072 MWmed).
Veja qual é o cenário de carga para cada submercado:
- Sudeste/Centro-Oeste: 44.548 MWmed (+8%)
- Nordeste: 13.045 MWmed (+5,9%)
- Norte: 7.560 MWmed (+5%)
- Sul: 13.072 MWmed (+6,6%)
Previsão de afluências e armazenamento
As chuvas continuam castigando o Rio Grande do Sul, deixando milhares de pessoas sem energia elétrica. De acordo com o ONS, a previsão de ENA (Energia Natural Afluente) para a região Sul é de 226% da média histórica em maio.
“O ONS, em coordenação com os agentes, tem acompanhado os impactos das chuvas no estado do Rio Grande do Sul, visando manter a operação do SIN segura e garantir o atendimento às demandas de carga na região”, comunicou o órgão por meio de boletim.
Para os demais submercados, são esperadas ENAs de 109% no Norte; 65% no Sudeste/Centro-Oeste; e 43% no Nordeste.
A energia armazenada nos reservatórios deve superar os 70% em todos os subsistemas. As regiões Norte e Sul podem registrar os patamares mais elevados: 97,7% e 91,6%, respectivamente. O Nordeste deve registrar 74,3% e o Sudeste/Centro-Oeste indica atingir 73,4%.
Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: [email protected].