2 de março de 2024
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 12,2GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 26,9GW

ONS suspende incentivo à redução energética para empresas e indústrias

Programa Resposta Voluntária da Demanda será paralisado por causa da melhora das condições hidroenergéticas do país

Autor: 10 de novembro de 2021junho 22nd, 2023Brasil
2 minutos de leitura
ONS suspende incentivo à redução energética para empresas e indústrias

Programa RVD incentivava a redução do consumo de energia elétrica com compensação financeira

O ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) anunciou a suspensão do programa RVD (Resposta Voluntária da Demanda), que incentivava a redução do consumo de energia elétrica a partir do pagamento de uma compensação financeira a empresas que se dispunham a reduzir o gasto.

De acordo com o comunicado, a decisão foi motivada pela melhora das condições hidroenergéticas do país, que garantem o suprimento de energia em 2021. Mas o programa pode voltar a vigorar no ano que vem, caso seja preciso.

“A medida, no entanto, não exclui a possibilidade da retomada das ações em 2022, caso seja identificada a necessidade de recursos adicionais para atendimento à demanda por energia elétrica no país”, diz o informe.

O Programa

A Resposta Voluntária da Demanda foi lançada durante o período da crise hídrica, o pior dos últimos 91 anos, segundo o Ministério de Minas e Energia. O programa tinha como objetivo reduzir o gasto energético de grandes consumidores ou, pelo menos, deslocar o horário de produção de empresas e indústrias, assim evitando os períodos de maior demanda.

“O ONS reforça ainda que o processo de RVD gerou aprendizado relevante para o uso e para a regulação de Resposta da Demanda no país e destaca que mantém abertos os canais de comunicação para acompanhamento das condições de atendimento ao Sistema Interligado Nacional (SIN) e que informará oportunamente a reabertura das plataformas de ofertas, caso seja necessário”, conclui o comunicado.

Redação do Canal Solar

Redação do Canal Solar

Texto produzido pelos jornalistas do Canal Solar.

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários preconceituosos, ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.