14 de abril de 2024
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 13,1GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 28,4GW

ONS terá operação especial durante o carnaval

Ações visam garantir ainda mais segurança ao Sistema Interligado Nacional

Autor: 17 de fevereiro de 2023Setor Elétrico
2 minutos de leitura
ONS terá operação especial durante o carnaval

Objetivo é garantir o fornecimento seguro de energia para toda a população. Foto: ONS/Reprodução

O ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) realizará uma operação especial durante os dias do Carnaval com objetivo de garantir o fornecimento seguro de energia para toda a população.

Entre 17h desta sexta-feira (17) e 12h de quarta-feira (22), o ONS adotará medidas semelhantes àquelas adotadas em dias de grande mobilização, como por exemplo, os feriados de Natal e Ano Novo.

Nesta ocasião, uma das principais medidas é autorizar intervenções na rede elétrica de atendimento a capitais e outras áreas de grande aglomeração, desde que não acarretem corte de carga, ou que não agreguem risco de corte de carga em caso de contingências, bem como intervenções de caráter inadiável (casos de urgência), ou casos nos quais os serviços de manutenção já estão em andamento, sem possibilidade de retorno à operação, ou intervenções que garantam ainda mais segurança à operação do SIN (Sistema Interligado Nacional).

Segundo o órgão, os períodos caracterizados por grande mobilização popular no país demandam alterações na rotina operacional do setor elétrico devido à alteração dos hábitos de consumo de energia elétrica, fazendo com que a carga do SIN tenha comportamento diverso do que se verifica nos dias típicos, o que exige procedimentos específicos.

Ericka Araújo

Ericka Araújo

Head de jornalismo do Canal Solar. Apresentadora do Papo Solar. Desde 2020, acompanha o mercado fotovoltaico. Possui experiência em produção de podcast, programas de entrevistas e elaboração de matérias jornalísticas. Em 2019, recebeu o Prêmio Jornalista Tropical 2019 pela SBMT e o Prêmio FEAC de Jornalismo.

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários preconceituosos, ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.