1 de março de 2024
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 12,2GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 26,9GW

ONS vê aceleração da carga nacional de energia elétrica em fevereiro

Nova previsão é de crescimento de 6,4%; estimativa inicial apontava para alta de 5,5%

Autor: 13 de fevereiro de 2024fevereiro 15th, 2024Setor Elétrico
2 minutos de leitura
ONS vê aceleração da carga nacional de energia elétrica em fevereiro

Imagem: Pixabay

A carga nacional de energia – soma do consumo e das perdas elétricas – deve atingir 83.286 MWmed (megawatts-médios) em fevereiro, o que se confirmada representará um crescimento de 6,4% na comparação com o mesmo período do ano passado.

As altas mais expressivas são esperadas nos submercados Norte (13,2% – 7.543 MWmed) e Sul (11,6% – 15.879 MWmed). As projeções para as demais regiões ficaram assim: Nordeste, 7,9% (13.556 MWmed) e Sudeste/Centro-Oeste, com 3,3% (46.308 MWmed).

Os dados divulgados na última sexta-feira (9) vêm dois dias depois do recorde de demanda de carga no SIN (Sistema Interligado Nacional). Às 14h15 do dia 7 de fevereiro, a demanda instantânea atingiu o patamar de 101.860 MW.

Segundo o ONS, o comportamento da carga foi influenciado pelas elevadas temperaturas e o retorno às aulas. “A marca anterior era de 101.475 MW, confirmada em 14 de novembro de 2023.”

No final de janeiro, o ONS estimou o crescimento da carga nacional em 5,5% (82.607 MWmed) em fevereiro. Naquela ocasião o órgão já tinha sinalizado para a necessidade de geração termelétrica para o atendimento aos horários de ponta de carga.

Entretanto, na semana do dia 3 a 9 de fevereiro a entidade reduziu o crescimento da carga do SIN para 4,5% e agora no último boletim elevou para 6,4%.


Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: [email protected].

Wagner Freire

Wagner Freire

Wagner Freire é jornalista graduado pela FMU. Atuou como repórter no Jornal da Energia, Canal Energia e Agência Estado. Cobre o setor elétrico desde 2011. Possui experiência na cobertura de eventos, como leilões de energia, convenções, palestras, feiras, congressos e seminários.

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários preconceituosos, ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.