24 de maio de 2022
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 4.98GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 10,7W

Onyx Lorenzoni recebe associações do setor solar

Ministro recebeu representantes do setor em Brasília (DF) e valorizou a importância da fonte solar para o país 

Autor: 2 de junho de 2021junho 4th, 2021Brasil
Onyx Lorenzoni recebe associações do setor solar

O ministro-chefe da Secretaria Geral da Presidência da República, Onyx Lorenzoni, recebeu, nesta quarta-feira (2) em Brasília (DF), representantes de associações e entidades que defendem o setor de energia solar. 

Durante o encontro, Lorenzoni declarou a importância da aprovação de uma regulamentação para o setor. “Essa é uma causa importante para o Brasil. É uma iniciativa que busca uma regulamentação que dê tranquilidade e segurança para todos aqueles que desejam investir em energia solar”, afirmou. 

“Um país como o Brasil tem um potencial extraordinário, tanto na aplicação quanto na geração de empregos. Tenho hoje, com o que nós conversamos aqui, condições de poder dialogar e defender essa importante fonte de energia”, acrescentou Lorenzoni.

Durante a reunião, os representantes do setor fotovoltaico ainda entregaram ao chefe da Pasta uma carta-aberta assinada por mais de 150 segmentos da economia, entre eles do agronegócio, do comércio, da defesa do consumidor, de associações regionais de energia solar e de prefeituras de cidades como Belo Horizonte (BH) e Florianópolis (SC).

No documento, as entidades argumentam que a geração própria de energia elétrica, através de fontes limpas, renováveis e sustentáveis, como o sol, o vento, a biomassa e o biogás, é um direito previsto no artigo 170 da Constituição, mas que grandes oligopólios que dominam o setor elétrico estão empenhados em tirar esse direito dos brasileiros, com a aplicação de políticas que visam taxar a geração solar no Brasil. 

Estiveram presentes na reunião, o presidente do MSL (Movimento Solar Livre), Hewerton Martins, o CEO da ABSOLAR (Associação Brasileira de Energia Fotovoltaica), Rodrigo Sauaia, e o presidente da Age Solar (Associação Regional de Energia Solar do Rio Grande do Sul), Rodrigo Corrêa. Além deles, também marcaram presença no encontro o presidente da Aprosoja (Associação Brasileira dos Produtores), Antônio Galvan, e o vice-prefeito de Quaraí-RS, Claudino Farias Murillo Júnior (DEM). 

Henrique Hein

Henrique Hein

Atuou como repórter no jornal Correio Popular e na Rádio Trianon. Possui experiência em produção de podcast, programas de rádio, entrevistas e elaboração de matérias jornalísticas. Acompanha o setor de energia solar fotovoltaica, cobrindo as editorias de Mercado e Tendências; Negócios e Empresas; Cases e Bastidores da Política.

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários preconceituosos, ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.