Onyx Lorenzoni recebe associações do setor solar

Ministro recebeu representantes do setor em Brasília (DF) e valorizou a importância da fonte solar para o país 
2 minuto(s) de leitura

O ministro-chefe da Secretaria Geral da Presidência da República, Onyx Lorenzoni, recebeu, nesta quarta-feira (2) em Brasília (DF), representantes de associações e entidades que defendem o setor de energia solar. 

Durante o encontro, Lorenzoni declarou a importância da aprovação de uma regulamentação para o setor. “Essa é uma causa importante para o Brasil. É uma iniciativa que busca uma regulamentação que dê tranquilidade e segurança para todos aqueles que desejam investir em energia solar”, afirmou. 

“Um país como o Brasil tem um potencial extraordinário, tanto na aplicação quanto na geração de empregos. Tenho hoje, com o que nós conversamos aqui, condições de poder dialogar e defender essa importante fonte de energia”, acrescentou Lorenzoni.

Durante a reunião, os representantes do setor fotovoltaico ainda entregaram ao chefe da Pasta uma carta-aberta assinada por mais de 150 segmentos da economia, entre eles do agronegócio, do comércio, da defesa do consumidor, de associações regionais de energia solar e de prefeituras de cidades como Belo Horizonte (BH) e Florianópolis (SC).

No documento, as entidades argumentam que a geração própria de energia elétrica, através de fontes limpas, renováveis e sustentáveis, como o sol, o vento, a biomassa e o biogás, é um direito previsto no artigo 170 da Constituição, mas que grandes oligopólios que dominam o setor elétrico estão empenhados em tirar esse direito dos brasileiros, com a aplicação de políticas que visam taxar a geração solar no Brasil. 

Estiveram presentes na reunião, o presidente do MSL (Movimento Solar Livre), Hewerton Martins, o CEO da ABSOLAR (Associação Brasileira de Energia Fotovoltaica), Rodrigo Sauaia, e o presidente da Age Solar (Associação Regional de Energia Solar do Rio Grande do Sul), Rodrigo Corrêa. Além deles, também marcaram presença no encontro o presidente da Aprosoja (Associação Brasileira dos Produtores), Antônio Galvan, e o vice-prefeito de Quaraí-RS, Claudino Farias Murillo Júnior (DEM). 

Imagem de Henrique Hein
Henrique Hein
Atuou no Correio Popular e na Rádio Trianon. Possui experiência em produção de podcast, programas de rádio, entrevistas e elaboração de reportagens. Acompanha o setor solar desde 2020.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Relacionadas

Receba as últimas notícias

Assine nosso boletim informativo semanal