Uma operação realizada pelas equipes da Divisão de Investigação, Operações Especiais e da Polícia Científica identificou 11 suspeitas de fraude no consumo de energia elétrica nas cidades de Castanhal, Vigia, São Caetano de Odivelas e Santo Antônio do Tauá, nordeste do Pará.
De acordo com a distribuidora, Equatorial Pará, foram desviados 66 MWh de energia, o suficientes para abastecer 70 casas populares durante um período de 1 ano. A ação começou ndia 23 de setembro e terminou na última sexta (27).
Foram flagradas cinco fraudes nos medidores de energia e seis desvios diretos na rede. Onze pessoas foram encaminhadas à delegacia para prestarem esclarecimentos.
A Equatorial informou que o furto de energia elétrica, também conhecido como “gato” e a fraude de medidores, classificado como estelionato, são crimes previstos nos artigos 155 e 171 do Código Penal Brasileiro.
Estas práticas ilícitas podem causar curtos circuitos, incêndios e até acidentes fatais. Além dos perigos à segurança, as fraudes sobrecarregam a rede elétrica, provocando instabilidade no fornecimento e prejudicando serviços essenciais, como hospitais e segurança pública.
As denúncias de irregularidades devem ser feitas por meio da Central de Atendimento da Equatorial pelo 0800 091 0196 ou pelo site, clicando aqui.
Não perca nenhuma novidade do setor elétrico! Cadastre-se na nossa Comunidade clicando aqui e tenha acesso exclusivo ao nosso conteúdo!
Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: [email protected].