14 de abril de 2024
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 13,1GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 28,4GW

Outono começa com impactos na geração de energia solar

Tempo fechado reduzirá radiação no Nordeste, enquanto calor e falta de chuvas são esperados no Sudeste

Autor: 27 de março de 2023Brasil
2 minutos de leitura
Outono começa com impactos na geração de energia solar

Previsão é de aumento de temperaturas no Sudeste. Foto: Reprodução/Intelbras

O outono começou com tendência de manutenção de chuvas na região Nordeste e de aumento das temperaturas no Sudeste do Brasil, o que causará impactos na geração de energia solar nas duas regiões, segundo informações do Climatempo.

Segundo a empresa, ao longo do fim de março e início de abril é esperado a presença da zona de convergência intertropical sobre as áreas do litoral nordestino, o que manterá o tempo instável em vários estados e causará fortes chuvas desde Pernambuco até o Piauí. 

“Dessa forma, a persistência da nebulosidade irá diminuir a incidência solar na superfície. Tais fatores contribuem para uma redução do potencial de geração de energia solar no Nordeste nos próximos 15 dias”, destaca o Climatempo. 

Na região Sudeste, contudo, o cenário é outro, já que inicia-se no outono o período seco do ano da região e que é marcado pela escassez das chuvas. Com isso, para a região sudeste é esperado um aumento no volume de geração de energia solar. 

“Há uma forte redução da nebulosidade e as temperaturas estarão favoráveis a geração de energia solar, especialmente no estado de Minas Gerais, nas próximas semanas”, pontua o Climatempo. 

Henrique Hein

Henrique Hein

Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como repórter do Jornal Correio Popular e da Rádio Trianon. Acompanha o setor elétrico brasileiro pelo Canal Solar desde fevereiro de 2021, possuindo experiência na mediação de lives e na produção de reportagens e conteúdos audiovisuais.

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários preconceituosos, ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.