16 de agosto de 2022
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 5,61GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 12,2W

Painéis AE Solar possuem chips NFC antipirataria

A autenticação dos módulos é feita através do aplicativo da fabricante

Autor: 22 de junho de 2021Brasil
Painéis AE Solar possuem chips NFC antipirataria

O comércio de produtos falsificados, que infringem marcas registradas e direitos autorais, movimenta cerca de 3,3% da economia mundial, segundo último levantamento realizado pela OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico).

Visando combater a pirataria na indústria fotovoltaica, a fabricante de painéis solares AE Solar oferece ao mercado fotovoltaico internacional o aplicativo “AE Solar” que verifica e autentica os módulos produzidos pela empresa e distribuído em mais de 95 países. 

O aplicativo é integrado a um chip NFC (Near Field Communication) sendo acoplado aos painéis que são produzidos pela fabricante. 

De acordo com a empresa, o NFC atua como um documento de identidade eletrônica, por meio de um conjunto de protocolos de comunicação sem fio que conecta dois dispositivos eletrônicos a uma proximidade de 4 cm.

O dispositivo pode atuar como documentos de identidade ou chaves eletrônicas, funciona como bancos de dados passivos que possibilitam a leitura e utilização para aplicações diversas, como, por exemplo, números de série ou especificações técnicas de um produto. 

A verificação de autenticidade dos painéis AE Solar é feita por meio do escaneamento do código de barra no aplicativo da fabricante, que também fornece informações sobre o número de série e as especificações técnicas do módulo. 

Ademais, os usuários podem se comunicar diretamente com profissionais da fabricante para tirar dúvidas e receber feedbacks. 

“A AE Solar é a primeira fabricante de painéis fotovoltaicos a integrar a tecnologia NFC em seus módulos, mostrando mais um vez seu comprometimento com inovação e tecnologia. A comunicação NFC, que evoluiu a partir da identificação por radiofrequência (RFID), é uma tecnologia bem estabelecida e utilizada em todo o mundo por empresas como Apple, Android e Samsung”, explica Tales Siqueira, engenheiro da AE Solar.

“O que a AE Solar fez foi encontrar uma forma de agregar valor aos seus painéis utilizando essa tecnologia já existente para corrigir um problema atual, da pirataria de seus módulos. Isso é inovação!”, completou.

“A Tecnologia NFC é a melhor solução contra a pirataria que enfrentamos inúmeras vezes nos últimos anos. Agora, temos o prazer de anunciar aos nossos clientes que eles estão totalmente protegidos contra isso e podem facilmente identificar o produto de qualidade e o falsificado.” destaca David Tsaava, gerente regional LATAM da AE Solar.

A utilização requer compatibilidade com NFC, conexão com a internet e acesso à câmera do telefone. O aplicativo AE Solar é gratuito e está disponível para smartphones com sistema operacional Android e IOS.

Giuliana Olivieri

Giuliana Olivieri

Atuou como produtora de programa de entrevista na Rádio Brasil Campinas, além de elaboração de reportagens diárias, edição de áudio e vídeo. Desde 2020, acompanha o mercado fotovoltaico, cobrindo a editoria de Mercado e Negócios. Graduanda em Jornalismo na PUC Campinas.

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários preconceituosos, ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.