A Ypê, empresa do setor de higiene e limpeza, firmou uma nova parceria de autoprodução com a Casa dos Ventos, em parque solar, aprovada pelo Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) em despacho publicado no DOU (Diário Oficial da União) da última quarta-feira (4).
De acordo com as informações apresentadas, a operação envolve o parque Fótons de São Cláudio Energias Renováveis, que ainda não está em operação. O projeto será implementado no Complexo Babilônia Sul Solar, localizado no estado da Bahia.
Ao todo, o empreendimento possui uma potência outorgada de 44,99 MW e está direcionado exclusivamente ao Mercado Livre de Energia.
No começo deste ano, a Casa dos Ventos anunciou a sua entrada no mercado de energia solar e o desenvolvimento futuro para combustíveis verdes.
Em coletiva de imprensa, realizada no dia 20 de fevereiro, Lucas Araripe, diretor executivo da companhia, informou que até o início de 2026 a empresa pretende ter em seu portfólio 4,2 GW de potência instalada em energias renováveis, sendo 3,1 GW de geração eólica e 1,1 GW de projetos solares.
O investimento para a geração dessa potência até 2026 girará em torno de R$ 12 bilhões, incluindo os empreendimentos que já estão em andamento e as novas usinas isoladas.
Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: [email protected].