24 de abril de 2024
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 13,4GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 28,7GW

Deputados discutirão marco legal da GD em reunião interna

Ideia inicial da Comissão de Minas e Energia era realizar uma audiência pública para debater o assunto

Autor: 7 de abril de 2021abril 21st, 2021Brasil
2 minutos de leitura
Deputados discutirão marco legal da GD em reunião interna

A CME (Comissão de Minas e Energia) da Câmara dos Deputados informou que realizará uma reunião na próxima semana com o relator do PL 5829/19, deputado Lafayette de Andrada (Republicanos-MG).

A proposta visa a criação do Marco Legal da GD (geração distribuída). Com isso, não será realizada uma audiência pública, conforme havia solicitado o deputado Danilo Forte (PSDB-CE). 

Ao Canal Solar, Andrada disse acreditar que o substitutivo deverá ser votado na semana que vem.

“Ficou estabelecido o seguinte cronograma: quinta-feira agora (8) ou na próxima terça (13) haverá a apresentação do substitutivo na CME. Na semana que vem, na quarta (14) ou na quinta-feira (15), votamos no plenário”, afirmou.

No começo da semana, uma nota divulgada pela assessoria do parlamentar destacou também que há uma grande pressão para que a votação da proposta ocorra.

Na avaliação do deputado, a aprovação do texto vai “democratizar o uso da energia solar no país”. Vale lembrar que o PL já havia sido pautado antes em plenário, mas acabou sendo retirado de pauta por causa da pandemia de Covid-19. Segundo Andrada, é preciso aprovar a regulamentação para a GD pois ainda “falta uma legislação específica” para o setor.  

Leia também: Marco Legal da GD: como será a votação do PL 5829?

Atualmente, a ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) é quem regula a instalação de micro e minissistemas de GD por meio de resoluções – o que, segundo o deputado, gera insegurança jurídica. Contudo, há outros deputados que querem debater a proposta na Câmara.

Henrique Hein

Henrique Hein

Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como repórter do Jornal Correio Popular e da Rádio Trianon. Acompanha o setor elétrico brasileiro pelo Canal Solar desde fevereiro de 2021, possuindo experiência na mediação de lives e na produção de reportagens e conteúdos audiovisuais.

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários preconceituosos, ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.