[gtranslate]

PepsiCo investe em painéis de OPV para reduzir pegada de carbono

Iniciativa está em linha com as metas da companhia de reduzir 40% das emissões de gases de efeito estufa até 2030
CanalSolar-PepsiCo-instala-tecnologia-fotovoltaica-em-frota-de-caminhoes.jpg
Foto: Divulgação

A PepsiCo, uma das maiores fabricantes de alimentos e bebidas do mundo, anunciou a instalação de painéis de OPV (filmes fotovoltaicos orgânicos) em mais de 250 caminhões. A iniciativa está em linha com as metas da companhia, que preveem a redução das emissões de gases de efeito estufa, globalmente, em 40% até 2030. O valor do investimento não foi divulgado.

“Temos metas robustas em nossa estratégia ESG, e estamos investindo fortemente para alcançá-las. Nosso time busca parcerias e desenvolve conjuntamente soluções para que possamos acelerar essas transformações e diminuir o nosso impacto no meio ambiente e até regenerá-lo. Queríamos uma solução inovadora e que utilizasse energia limpa para nos apoiar na descarbonização da frota, e estamos felizes em entregar essa solução”, afirmou Paulo Quirino, vice-presidente de operações da PepsiCo Brasil.

Com a ajuda dos painéis solares, parte do combustível que seria consumido pelos caminhões agora será substituído por energia limpa, captada por meio de módulos fotovoltaicos instalados no teto dos veículos e fabricados com um filme tecnológico que é mais leve, mais eficiente (em relação ao projeto já vigente na PepsiCo) e propicia a recarga constante da bateria, inclusive com o veículo desligado. Desse modo, o sistema, batizado como ORENgE®, contribuirá para reduzir ainda mais a pegada de carbono da companhia em sua operação logística.

A tecnologia foi desenvolvida em parceria com a Sunew, fabricante brasileira dos painéis solares orgânicos (OPV). “O payback de carbono do filme OPV é de menos de 100 dias, comparado com vários anos para as placas solares tradicionais e performa 30% melhor nas aplicações automotivas,” relatou Felipe Travesso, sócio-diretor da Sunew. O filme OPV é a terceira geração da tecnologia de células solares, é semitransparente, leve e flexível, usando materiais sintéticos orgânicos à base de carbono.

A instalação dos módulos de OPV nos caminhões da frota da PepsiCo foi realizada pela Facchini. A empresa instala kits plug-and-play para três modelos de veículos usados pela PepsiCo em sua operação e tem a capacidade de adaptar o sistema para atender qualquer modelo usado.

Picture of Wagner Freire
Wagner Freire
Wagner Freire é jornalista graduado pela FMU. Atuou como repórter no Jornal da Energia, Canal Energia e Agência Estado. Cobre o setor elétrico desde 2011. Possui experiência na cobertura de eventos, como leilões de energia, convenções, palestras, feiras, congressos e seminários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba as últimas notícias

Assine nosso boletim informativo semanal

Baixe Agora Seu Exemplar!

Preencha os dados acima e receba seu exemplar gratuito da Revista Canal Solar.

Baixe Agora Seu Exemplar!

Preencha os dados acima e receba seu exemplar gratuito da Revista Canal Solar.