A fabricante e distribuidora de equipamentos fotovoltaicos PHB Solar lançou, nesta última segunda-feira (17), o novo modelo de inversor trifásico, que fará parte do portfólio oficial da empresa com foco em grandes usinas.
“O PHB 250K-HT foi desenvolvido com a expectativa de ser um produto que entregue uma solução enxuta e de preço acessível na construção de uma planta de grande porte”, comenta Ivan Sarturi, engenheiro eletricista da PHB.
Para ele, o mercado de trifásicos segue forte pela demanda exigida do setor, onde ainda precisam de equipamentos que os façam atingir potências maiores.
“Numa usina remota onde já se prevê a compra de um transformador, ao invés de rebaixar para 380 V, neste inversor, trabalha-se com 800 V e assim o custo em cabeamento do lado AC é otimizado”, destaca.
O modelo trifásico da empresa contém tensão de entrada de 1500 V, com saída de 800 V, bem como 12 MPPTs e rede de comunicação específicas para o integrador. “Temos o Suporte a PLC, que faz essa comunicação e monitoramento pelo cabo das fases do inversor e o Suporte a PID recovery”, revela Sarturi.
“A ideia é atingir grandes usinas, utilizando strings maiores de até 1500 V, economizando cabo dos módulos e utilizando a tensão de saída AC de 800 V para economizar na seção nominal do cabo”, finaliza.