27 de maio de 2022
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 5.02GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 10,7W

PHB Solar lança bateria de lítio e inversores híbridos

Principais diferenciais, grau de proteção IP65 e monitoramento remoto

Autor: 12 de abril de 2022maio 9th, 2022Opinião
PHB Solar lança bateria de lítio e inversores híbridos

A solução robusta da PHB é inovadora no mercado, com grau de proteção IP65

Os crescentes aumentos dos valores de energia elétrica alavancaram e muito o setor de energia fotovoltaica, culminando na conexão de 3,9 GW de sistemas fotovoltaicos à rede em 2021. 

As incertezas sentidas no setor de geração distribuída ao longo dos últimos anos foram finalmente suavizadas com o Marco Legal da GD.

Entretanto, como já era esperado, a Lei 14.300 insere uma transição na maneira como é realizada a compensação dos créditos de energia, reduzindo a parcela TUSD fio B abatida gradualmente até o não abatimento completo após o período de transição. 

Assim, mesmo gerando a totalidade do consumido (ou além), o consumidor passará a pagar uma parcela dessa tarifa, que será incrementada até chegar a 100% em 2029, onde ela não será mais abatida. Isso reduz o retorno financeiro do adotante, que agora tem motivos para buscar meios de evitar essa cobrança.

A PHB Solar enxerga neste ponto não uma desmotivação, mas sim um incentivo para buscarmos novas soluções, negócios e oportunidades. Se por um lado passamos a pagar mais, por outro, começamos a enxergar as soluções de armazenamento de energia como um caminho sensato para manter a viabilidade dos sistemas fotovoltaicos. 

O valor dos módulos fotovoltaicos e inversores, principais componentes dos sistemas fotovoltaicos, vêm gradativamente sendo reduzidos nos últimos anos. Uma redução mais dramática de valor vem, no entanto, das baterias de lítio, que reduziram em 97% seu preço nas últimas três décadas (Our World in Data, 2021), e começam a viabilizar soluções completas para que clientes possam, gradativamente, se tornarem independentes da rede da concessionária.

Neste caminho, os inversores híbridos PHB5048D-ES e PHB3648D-ES, que possibilitam a instalação de sistemas fotovoltaicos com baterias, estão alinhados com as potências mais procuradas nos inversores on-grid para sistemas residenciais. 

Leia também

Portaria do Inmetro regulamenta inversores híbridos no Brasil

Como saber se um equipamento está homologado no INMETRO?

Atualmente, possibilitamos o uso como inversor convencional (on-grid) ou off-grid. O inversor encontra-se pronto a ligação on-grid com baterias quando essa modalidade for regulamentada, sem qualquer alteração de hardware.

A solução robusta da PHB é inovadora no mercado, com grau de proteção IP65, possibilitando a instalação em ambientes externos, sendo um dos poucos inversores off-grid/híbrido a oferecer isso. Os dois MPPTs possibilitam a melhor configuração de geração para o cliente e versatilidade de projeto e obra.

Disponível exclusivamente na plataforma da PHB, pode-se orçar com as próprias baterias de lítio da marca. Na plataforma você encontra todo o suporte para dimensionamento correto do sistema.

Ivan Sarturi

Ivan Sarturi

Engenheiro eletricista na PHB Solar. Graduado em Engenharia Elétrica e Eletrônica na UFSM (Universidade Federal de Santa Maria).

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários preconceituosos, ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.