21 de abril de 2024
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 13,4GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 28,5GW

PHB Solar lança bateria de lítio e inversores híbridos

Principais diferenciais, grau de proteção IP65 e monitoramento remoto

Autor: 12 de abril de 2022dezembro 12th, 2022Artigo do fabricante
3 minutos de leitura
PHB Solar lança bateria de lítio e inversores híbridos

A solução robusta da PHB é inovadora no mercado, com grau de proteção IP65

Os crescentes aumentos dos valores de energia elétrica alavancaram e muito o setor de energia fotovoltaica, culminando na conexão de 3,9 GW de sistemas fotovoltaicos à rede em 2021. As incertezas sentidas no setor de geração distribuída ao longo dos últimos anos foram finalmente suavizadas com o Marco Legal da GD.

Entretanto, como já era esperado, a Lei 14.300 insere uma transição na maneira como é realizada a compensação dos créditos de energia, reduzindo a parcela TUSD fio B abatida gradualmente até o não abatimento completo após o período de transição.

Assim, mesmo gerando a totalidade do consumido (ou além), o consumidor passará a pagar uma parcela dessa tarifa, que será incrementada até chegar a 100% em 2029, onde ela não será mais abatida. Isso reduz o retorno financeiro do adotante, que agora tem motivos para buscar meios de evitar essa cobrança.

A PHB Solar enxerga neste ponto não uma desmotivação, mas sim um incentivo para buscarmos novas soluções, negócios e oportunidades. Se por um lado passamos a pagar mais, por outro, começamos a enxergar as soluções de armazenamento de energia como um caminho sensato para manter a viabilidade dos sistemas fotovoltaicos.

O valor dos módulos fotovoltaicos e inversores, principais componentes dos sistemas fotovoltaicos, vêm gradativamente sendo reduzidos nos últimos anos.

Uma redução mais dramática de valor vem, no entanto, das baterias de lítio, que reduziram em 97% seu preço nas últimas três décadas (Our World in Data, 2021), e começam a viabilizar soluções completas para que clientes possam, gradativamente, se tornarem independentes da rede da concessionária.

Neste caminho, os inversores híbridos PHB5048D-ES e PHB3648D-ES, que possibilitam a instalação de sistemas fotovoltaicos com baterias, estão alinhados com as potências mais procuradas nos inversores on-grid para sistemas residenciais.

Leia também

Portaria do Inmetro regulamenta inversores híbridos no Brasil

Atualmente, possibilitamos o uso como inversor convencional – on-grid – ou off-grid. O inversor encontra-se pronto a ligação on-grid com baterias quando essa modalidade for regulamentada, sem qualquer alteração de hardware.

A solução robusta da PHB é inovadora no mercado, com grau de proteção IP 65, possibilitando a instalação em ambientes externos, sendo um dos poucos inversores off-grid/híbrido a oferecer isso. Os dois MPPTs possibilitam a melhor configuração de geração para o cliente e versatilidade de projeto e obra.

Disponível exclusivamente na plataforma da PHB, pode-se orçar com as próprias baterias de lítio da marca. Na plataforma você encontra todo o suporte para dimensionamento correto do sistema.

Ivan Sarturi

Ivan Sarturi

Engenheiro Eletricista na PHB Solar. Possui experiência em projetos e pós-venda, gestão de contratos e satisfação do cliente na área de sistemas fotovoltaicos. Além disso, atuou em pesquisa na UFSM (Universidade Federal de Santa Maria) possuindo publicações na área de mobilidade urbana, veículos elétricos, eficiência energética e armazenamento de energia elétrica.

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários preconceituosos, ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.