26 de maio de 2022
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 4.99GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 10,7W

PHB Solar lança nobreak solar retrofit trifásico/paralelo

Fabricante traz ao mercado solução completa: on-grid + off-grid + bateria

Autor: 3 de maio de 2022Artigos técnicos
PHB Solar lança nobreak solar retrofit trifásico/paralelo

O sistema nobreak solar retrofit agrega inversores em paralelo na mesma fase

Recentemente, tivemos a publicação da Portaria 140/2022 do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia), o que um dia foi contado apenas como um mito, uma lenda escondida atrás de um livro de capa velha e suja, com mais de 10 anos em tramitação, se tornou realidade. 

Os inversores híbridos e por consequência o armazenamento de energia em baterias entraram em pauta em todo o mercado. Tanto tempo se debateu que veio como uma grande surpresa o desfecho para o setor.

A PHB Solar com longa atuação no setor de telecomunicações, agregando o seu conhecimento com sistemas off-grid, foi capaz de conceber uma solução, lançada no final de 2021, para contornar esse buraco nas normas. 

O nobreak solar retrofit possibilitou que os clientes tivessem o seu sistema on-grid com uma solução de backup, ficando um inversor off-grid alimentando a carga na falta da rede e aproveitando os módulos já instalados no telhado (daí o nome retrofit).

Agora, além dos pequenos projetos, a PHB consegue atender clientes com cargas elevadas (até 45 kW), com operação contínua, mesmo com a falta da rede, e com a geração de créditos na concessionária. O sistema nobreak solar retrofit agrega inversores em paralelo na mesma fase (até 9) ou até 3 por fase, totalizando até 9 inversores. 

Figura 1 – Sistema nobreak solar retrofit, em uso: 3 inversores off-grid (1 por fase) PHB5048-MKS, um inversor on-grid PHB75K-MT, banco composto por 4 strings de 4 baterias em série

Figura 1 – Sistema nobreak solar retrofit, em uso: 3 inversores off-grid (1 por fase) PHB5048-MKS, um inversor on-grid PHB75K-MT, banco composto por 4 strings de 4 baterias em série

No exemplo acima vemos uma situação onde, utilizando a solução nobreak solar retrofit, pode-se atingir 15 kW de potência de backup e 75 kW de potência on-grid para geração de créditos (99 kWp em módulos). Neste cenário pode-se dar partida sem auxílio de soft starter em motores de até 5 kW (mais de 6 cv).

Mesmo com os inversores híbridos já no mercado, sistemas que demandem maior potência de backup, especialmente em cenários que mais de uma fase é necessária e que ainda não são atendidos com a tecnologia atual, a solução nobreak solar retrofit da PHB vem para novamente cobrir essa lacuna. Confira o webinário.

Sistemas que já estão operando poderão adicionar apenas os equipamentos para se tornarem nobreak solar – inversores off-grid, QDCA, seletor fotovoltaico e baterias, como já era feito com os sistemas nobreak solar retrofit monofásicos. 

O cuidado fica pela tensão das strings, 500 V e corrente, 18 A. A proteção das strings deverá ser feita externamente (string-box) mesmo que o inversor on-grid já conte com as proteções internamente. Todos as opções de nobreak solar retrofit podem ser encontradas exclusivamente na plataforma de vendas da PHB.

Ivan Sarturi

Ivan Sarturi

Engenheiro eletricista na PHB Solar. Graduado em Engenharia Elétrica e Eletrônica na UFSM (Universidade Federal de Santa Maria).

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários preconceituosos, ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.