PHB Solar lança o primeiro inversor string monofásico 127 V do Brasil

Equipamento tem dois MPPTs que permitem dar mais flexibilidade aos projetos fotovoltaicos
Inversor solar possui Wi-Fi integrado, tela LCD em português e é de fácil instalação
Inversor solar possui Wi-Fi integrado, tela LCD em português e é de fácil instalação

A PHB Solar lançou nesta segunda-feira (7) o primeiro inversor solar string monofásico 127 V do Brasil, o PHB2900D-NS. De acordo com a empresa, o equipamento possui dois MPPTs (Maximum Power Point Tracking – Rastreamento do Ponto de Máxima Potência) que permitem dar mais flexibilidade aos projetos fotovoltaicos.

Além disso, o inversor solar possui Wi-Fi integrado, tela LCD em português e é de fácil instalação. Ainda segundo a PHB Solar, após a compra, o consumidor conta com todo o suporte de pós-vendas da empresa.

“Fomos a primeira empresa a ter um inversor certificado pelo Inmetro. Desenvolvemos um software próprio para adequar nossos inversores às tensões estipuladas pelo PRODIST de maneira simples. Além disso, temos a maior linha de inversores trifásicos 220 V do Brasil. E hoje lançamos este inversor monofásico 127 V para atender nossos clientes com qualidade e tecnologia”, destacou Ildo Bet, diretor da PHB Solar.

De acordo com a empresa, a solução atende uma demanda do mercado fotovoltaico brasileiro, já que muitas unidades consumidoras no país, como as localizadas nos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espirito Santo, são atendidas mediante redes monofásicas 127 V.

Como todos os inversores string monofásicos são projetados para trabalhar em 220V, o projetista geralmente usa um transformador redutor. Outra possibilidade é solicitar o aumento de carga para acessar a uma rede bifásica.

Porém, estas alternativas têm desvantagens. Entre elas, o aumento da tarifa mínima mensal de 30 kWh para 50 kWh, gastos envolvidos com a adequação do padrão. Além disso, a utilização do transformador aumenta o custo inicial e as perdas no sistema.

Imagem de Ericka Araújo
Ericka Araújo
Head de jornalismo do Canal Solar. Apresentadora do Papo Solar. Desde 2020, acompanha o mercado fotovoltaico. Possui experiência em produção de podcast, programas de entrevistas e elaboração de matérias jornalísticas. Em 2019, recebeu o Prêmio Jornalista Tropical 2019 pela SBMT e o Prêmio FEAC de Jornalismo.

4 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba as últimas notícias

Assine nosso boletim informativo semanal