20 de setembro de 2021
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 3,83GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 6,90GW

Carrinho

PI, BA e MG lideram o ranking de geração centralizada

Levantamento realizado pelo Canal Solar aponta que os três estados possuem 68,76% de toda potência instalada de GC no país

Autor: 27 de julho de 2021Brasil
PI, BA e MG lideram o ranking de geração centralizada

Atualmente, o Brasil possui 3,4 GW em potência instalada de GC (Geração Centralizada) da fonte solar fotovoltaica, com mais de 4,2 mil sistemas em operação em todo o território brasileiro. Além disso, o país tem mais de 28 GW de potência outorgadas pela Agência.

O levantamento foi realizado pelo Canal Solar, nesta segunda-feira (26), com base nos dados do SIGA (Sistema de Geração) da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica).

Segundo a ANEEL, Piauí lidera o ranking dos estados com maior potência instalada em geração centralizada, com 1,03 GW.

Em segundo lugar aparece a Bahia, com 0,78 GW e em terceira posição o estado de Minas Gerais, com 0,54 GW. Juntos, os três estados possuem 91 usinas fotovoltaicas e representam 68,76% de toda potência instalada em GC no país.

Ranking dos três estados com maior potência instalada em GC no Brasil em 26 de julho de 2021. Fonte: ANEEL/SIGA

Piauí

No estado do Piauí, são 29 usinas fotovoltaicas. Entre elas, as seis plantas que integram o parque solar em São João do Piauí em operação desde 2020, que juntas somam 186 MW.

De acordo com o governo do Piauí, será implantado ainda um novo parque de geração solar no estado. A potência deverá ser entre 400 a 500 MW, com previsão de entrar em operação até janeiro de 2025. 

Ainda segundo o governo piauiense, a usina ficará localizada entre os municípios de Buriti dos Lopes e Bom Princípio do Piauí, no norte do estado. Serão investidos de R$ 1,2 a R$ 1,5 bilhões. A empresa irá priorizar a contratação de trabalhadores da região, que, na fase de construção, irá gerar até mil empregos diretos.

Projeto de energia solar em São João do Piauí. Imagem: Celeo Redes Brasil/Reprodução

Bahia

Já na Bahia, são 32 usinas em operação, que representam 22,82% da potência instalada em GC solar no Brasil. É neste estado que está instalado o parque solar fotovoltaico Ituverava, localizado a 800 km da capital Salvador, no município de Tabocas do Brejo.

A planta é uma das maiores usinas fotovoltaicas em operação no Brasil e tem se destacado por sua eficiência na geração de energia limpa no país. A usina tem capacidade instalada de 254 MW e produção anual de energia de 500 GWh.

A usina solar conta com mais de 800 mil painéis solares instalados. Imagem: SMA/Reprodução

O parque conta com 98 inversores SMA Sunny Central SC2200 com MVB (Medium Voltage Block – Bloco de Média Tensão). Também foi utilizada a tecnologia SMA Power Plant Controller, que realiza o controle de toda a energia fotovoltaica na faixa de megawatts. É indicado para usinas fotovoltaicas com inversores centrais, bem como para aqueles com inversores de string descentralizados. 

“Estamos muito orgulhosos de ter as soluções da SMA nesta planta em Ituverava e acreditamos firmemente no potencial de crescimento da energia fotovoltaica no Brasil como ferramenta para diversificar a matriz energética a partir de soluções mais limpas e sustentáveis”, destaca André Gellers, Country Manager da SMA Brasil.

O parque solar Ituverava, construído pela subsidiária brasileira de energias renováveis do Grupo Enel no Brasil, Enel Green Power Brasil, possui aproximadamente 573 hectares e conta com mais de 800 mil painéis solares instalados. 

Minas Gerais

Atualmente, o estado mineiro conta com 30 usinas fotovoltaicas instaladas. Ademais, 18 plantas estão sendo em construção e mais 183 tiveram outorga liberada pela ANEEL, porém ainda não tiveram a construção iniciada.

Ocupando a terceira posição dos estados com maior potência instalada no segmento de GC, Minas Gerais possui um dos maiores parques solares do país. O Complexo Solar Pirapora, localizado no município de Pirapora (MG), tem capacidade instalada de 321 MW. A área das 11 usinas corresponde a 1,5 mil campos de futebol.

Ericka Araújo

Ericka Araújo

Desde 2020, acompanha o mercado fotovoltaico. Possui experiência em produção de podcast, programas de entrevistas e elaboração de matérias jornalísticas. Em 2019, recebeu o Prêmio Jornalista Tropical 2019 pela SBMT (Sociedade Brasileira de Medicina Tropical) e o Prêmio FEAC de Jornalismo. Já atuou como repórter e apresentadora da Rádio Brasil Campinas. Formada pela PUC Campinas.

Comentar