6 de julho de 2022
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 5.09GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 11,3W

PL aprovada no Maranhão incentiva uso da energia solar

Proposta tem como objetivo estimular a energia em áreas urbanas e rurais do Estado

Autor: 3 de junho de 2022junho 24th, 2022Notícias
PL aprovada no Maranhão incentiva uso da energia solar

Foto: Senado Maranhão

Na última quarta-feira (1º), o Plenário da ALEMA (Assembleia Legislativa do Maranhão) aprovou, em segundo turno, o PL 535/2021, que incentiva a instalação de painéis solares. Segundo o deputado Aristo Ribeiro (PSB), autor do projeto, a proposta tem como objetivo estimular a energia em áreas urbanas e rurais do Estado

Ele destaca que o Projeto de Lei viabiliza a autorização de créditos para a instalação dos sistemas, que ficará responsável pelo Poder Executivo. A proposta ainda determina a realização de propagandas que encorajem o uso da energia solar, com ações educativas e de conscientização a respeito do desenvolvimento sustentável.

Além disso, também deverá ser divulgado materiais sobre as vantagens do uso em residências, comércios, indústrias e propriedades rurais, além de orientações sobre instalação e assistência técnica.

“É necessário ampliar a divulgação sobre as vantagens desse tipo de energia para que uma parcela maior da população possa se interessar por essa tecnologia e facilitar o acesso à instalação. A longo prazo, o consumidor terá uma grande economia, já que os painéis estarão constantemente gerando energia, mas o custo inicial ainda é um obstáculo para a concretização do interesse”, argumenta o deputado.

Levantamento feito pelo Canal Solar com dados da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), o Maranhão ocupa a 14º posição no ranking nacional de GD (geração distribuída) solar, com cerca de 274,19 MW de potência instalada, representando 2,5% de potência no território nacional.

Ingridy Porto

Ingridy Porto

Produtora do podcast Papo Solar, sendo responsável pela roteirização do programa. Experiência em jornalismo online, produção de podcast e materiais audiovisuais. Estudante de Comunicação Social na universidade PUC Campinas.

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários preconceituosos, ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.