24 de abril de 2024
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 13,4GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 28,6GW

PL visa desconto no IPTU para moradores de Maringá (PR) que instalarem energia solar

O projeto de lei foi proposto pelo vereador delegado Luiz Alves (Republicanos)

Autor: 10 de setembro de 2021junho 22nd, 2023Brasil
2 minutos de leitura
PL visa desconto no IPTU para moradores de Maringá (PR) que instalarem energia solar

A proposta é do vereador delegado Luiz Alves (Republicanos)

O Brasil enfrenta a pior crise hídrica dos últimos 91 anos devido ao desabastecimento dos reservatórios, segundo a ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico). A principal consequência é a alta na tarifa de energia dos consumidores brasileiros.

Visando amenizar o impacto da crise, tramita na Câmara Municipal de Maringá (PR) um projeto de lei que incentiva a adesão da energia fotovoltaica aos consumidores do município.

O texto propõe desconto no IPTU (Imposto Predial Territorial Urbano) para contribuintes que implementarem um sistema de energia solar na residência. A proposta é do vereador delegado Luiz Alves (Republicanos).

Leia também

Crise hídrica e alta na conta de luz impulsionam adesão dos brasileiros à energia solar

Principais capitais das regiões Sul e Sudeste do Brasil já possuem IPTU Verde

Segundo o vereador, o PL 16036/2021  foi enviado em agosto ao Comdema (Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente de Maringá) que pediu um prazo de três meses para avaliação antes que o documento volte aos trâmites do Legislativo.

“Passamos por um momento de crise hídrica gravíssimo e não podemos viver a mercê dessa situação, os rios estão esvaziando, precisamos fazer nossa parte, contribuir e incentivar o uso de energia limpa. Cabe ao município incentivar que o consumidor possa usar energia limpa em sua residência”, complementa Alves.

Esse PL que especifica sobre a energia solar seria incluída em outra lei municipal que já existe, o IPTU Verde. De acordo com o vereador, a definição do percentual de desconto aplicado ainda não foi definido, pois, depende do Poder Executivo.

Redação do Canal Solar

Redação do Canal Solar

Texto produzido pelos jornalistas do Canal Solar.

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários preconceituosos, ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.