5 de julho de 2022
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 5.09GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 11,3W

Poços movidos a energia solar beneficiam famílias do sertão nordestino

Instalações feitas pelo Governo Federal asseguram o acesso de agricultores à água de qualidade em períodos de seca

Autor: 17 de maio de 2022Notícias
Poços movidos a energia solar beneficiam famílias do sertão nordestino

Investimento na perfuração e instalação dos poços foi de R$ 1,5 milhão. Foto: Divulgação

O Governo Federal, por meio da Codevasf (Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba), instalou 51 poços tubulares movidos a energia solar no sertão de Pernambuco.

As instalações foram realizadas no primeiro trimestre deste ano com o objetivo de assegurar o acesso de agricultores à água de qualidade em períodos de maior seca. 

De acordo com o superintendente regional da Codevasf em Pernambuco, Aurivalter Cordeiro, mais de R$ 1,5 milhão foram investidos na perfuração e na instalação dos poços. Ao todo, 600 mil pessoas em 33 municípios pernambucanos foram beneficiadas com a iniciativa. 

São eles: Água Preta, Arcoverde, Betânia, Bonito, Brejo de Madre de Deus, Buíque, Cabrobó, Carnaubeira da Penha, Catende, Cedro, Chã de Alegria, Ibimirim, Lagoa do Itaenga, Machados, Orocó e Palmares. 

Além de: Palmeirina, Panelas, Parnamirim, Pedra, Pesqueira, Santa Cruz do Capibaribe, Santa Maria da Boa Vista, Santa Terezinha, São Bento do Una, São Lourenço da Mata, Serrita, Sertânia, Solidão, Triunfo, Tupanatinga, Verdejante e Vitória do Santo Antão.

Criada em 2019, a iniciativa do Governo Federal para levar água às regiões mais desassistidas do país já ajudou quase 1 milhão de brasileiros, com 47 mil novos sistemas instalados em toda a região Nordeste e em parte de Minas Gerais. 

Poços movidos a energia solar 

Os poços movidos a energia solar, basicamente, são compostos por um conjunto de painéis fotovoltaicos e um kit de bombeamento. Esse kit é alimentado diretamente pelas placas solares, o que possibilita ser utilizado em áreas de difícil acesso, sem a necessidade de cabo para alimentar o sistema.

Na agropecuária, é comum precisar levar água para irrigação ou bebedouros a grandes distâncias do poço. Nestes casos, bombas movidas a energia elétrica podem gerar um custo muito alto. A energia solar foi uma alternativa encontrada para permitir o consumo de mais água com mais eficiência a um custo menor.

Henrique Hein

Henrique Hein

Atuou como repórter no jornal Correio Popular e na Rádio Trianon. Possui experiência em produção de podcast, programas de rádio, entrevistas e elaboração de matérias jornalísticas. Acompanha o setor de energia solar fotovoltaica, cobrindo as editorias de Mercado e Tendências; Negócios e Empresas; Cases e Bastidores da Política.

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários preconceituosos, ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.