6 de julho de 2022
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 5.09GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 11,3W

Polícia Civil desmantela quadrilha que roubava painéis solares

Sete pessoas foram presas por envolvimento no roubo de cinco carregamentos de placas fotovoltaicas

Autor: 17 de maio de 2022Notícias
Polícia Civil desmantela quadrilha que roubava painéis solares

Prejuízo causado pelo grupo ultrapassa os R$ 3 milhões. Foto: Divulgação

A Polícia Civil de Goiás deflagrou, nesta segunda-feira (16), a Operação Pôr do Sol, com o objetivo de desmantelar uma organização criminosa especializada no roubo e venda de equipamentos e painéis de energia solar.

A ação contou com o apoio da Delegacia Estadual de Repressão a Furtos e Roubos de Cargas (DECAR), do Grupo Especial de Repressão a Crimes Patrimoniais (Gepatri) de Rio Verde e da Polícia Rodoviária Federal (PRF). 

De acordo com a Polícia Civil, os criminosos teriam sido responsáveis pelo roubo de cinco carregamentos de placas solares, sendo dois ocorridos em São Paulo, dois em Minas Gerais e um no Maranhão. 

As investigações mostraram que o núcleo criminoso ficava em Goiás. Sete pessoas foram presas, sendo seis em Abadia de Goiás e uma em Rio Verde. Duas armas de fogo foram apreendidas e grande parte das cargas subtraídas foram recuperadas.

Segundo o delegado da DECAR, responsável pela investigação, Alexandre Bruno, alguns dos presos possuem vinculação com facções criminosas, ocupando a função de “cobradores” da organização. 

“Um deles, era comerciante em Rio Verde, e se utilizava de um galpão com uma placa com inscrições falsas de uma conhecida igreja evangélica para maquiar o esquema de compra e venda de placas solares, cuja origem é ilícita”, afirma o delegado.

A polícia também apreendeu um dos caminhões utilizado no transporte das cargas roubadas, que totalizam um prejuízo de mais de R$ 3 milhões. Com a prisão dos criminosos, a operação deflagrada trabalhará agora para identificar se existem mais envolvidos no esquema. 

Henrique Hein

Henrique Hein

Atuou como repórter no jornal Correio Popular e na Rádio Trianon. Possui experiência em produção de podcast, programas de rádio, entrevistas e elaboração de matérias jornalísticas. Acompanha o setor de energia solar fotovoltaica, cobrindo as editorias de Mercado e Tendências; Negócios e Empresas; Cases e Bastidores da Política.

Um comentário

  • Humberto Sena - D&P SOLAR disse:

    Parabéns à Polícias, principalmente pela cooperação mútua.
    Resta ainda identificar os receptadores de tais cargas, comerciantes, integradores que estejam envolvidos devem ser identificados e punidos conforme a lei.
    Ou expurga-se estes receptadores ou o mercado se tornará a próxima grande vítima.

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários preconceituosos, ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.