Polícia de São Paulo realiza 363 prisões por furto de energia em 2024

Em relação a 2023, houve um crescimento de 65,7% no número de prisões na área de concessão da Enel-SP
Polícia de São Paulo realiza 363 prisões por furto de energia
Foto: Polícia Civil SP/Divulgação

A Polícia Civil do Estado de São Paulo intensificou o combate ao furto de energia elétrica em 2024, realizando 424 operações e 363 prisões ao longo do ano (uma média de quase uma prisão por dia) na área de concessão da Enel- SP.

As operações contaram com o apoio de equipes especializadas da distribuidora paulista e foram realizadas em clientes residenciais, comerciais e industriais nos 24 municípios atendidos pela concessionária na Grande São Paulo, que somam cerca de 7,9 milhões de consumidores.

Segundo a Enel-SP, os números representam um avanço significativo em relação a 2023, quando foram registradas 310 operações e 219 prisões.

Em 2024, cerca de 86% das prisões ocorreram em flagrantes em estabelecimentos comerciais, 10% em instalações industriais e 4% em residências.

O furto de energia, popularmente conhecido como “gato”, é crime previsto no Código Penal, com pena de reclusão de um a oito anos.

Além de ilegal, as ligações clandestinas comprometem a qualidade do fornecimento, elevam os custos para todos os consumidores e colocam vidas em risco.

Pessoas não habilitadas que tentam manipular medidores ou realizar ligações diretas na rede elétrica estão sujeitas a choques e acidentes graves, muitas vezes fatais.

Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.

Foto de Wagner Freire
Wagner Freire
Wagner Freire é jornalista graduado pela FMU. Atuou como repórter no Jornal da Energia, Canal Energia e Agência Estado. Cobre o setor elétrico desde 2011. Possui experiência na cobertura de eventos, como leilões de energia, convenções, palestras, feiras, congressos e seminários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Os comentários devem ser respeitosos e contribuir para um debate saudável. Comentários ofensivos poderão ser removidos. As opiniões aqui expressas são de responsabilidade dos autores e não refletem, necessariamente, a posição do Canal Solar.

Receba as últimas notícias

Assine nosso boletim informativo semanal

<
<
Canal Solar
Privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.