5 de julho de 2022
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 5.09GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 11,3W

Porto de Suape adere ao uso de energia solar fotovoltaica

Energia utilizada pelo porto será gerada no parque solar Tacaratu (PE)

Autor: 9 de agosto de 2021Brasil
Porto de Suape adere ao uso de energia solar fotovoltaica

O Complexo Industrial Portuário de Suape em Ipojuca (PE) anunciou a adesão do uso de energia solar para as atividades do prédio administrativo e de mais quatro áreas do porto. Com a utilização da fonte fotovoltaica é prevista uma redução de 15% no custo financeiro mensal.

“O mercado de energia limpa está em ascensão no mundo. A tendência é adotar medidas que não poluem o meio ambiente e que impulsionam, cada vez mais, negócios que promovam a sustentabilidade no mundo”, afirmou Roberto Gusmão, diretor-presidente da Saupe. 

Segundo Gusmão, a adesão da energia renovável, além da redução de custo, também irá contribuir para o aumento da competitividade e a atração de investidores nacionais e internacionais para a empresa.  

A energia utilizada pelo porto será gerada no parque solar de Tacaratu (PE). De acordo com Carlos André Cavalcanti, diretor do Meio Ambiente e Sustentabilidade da Saupe, o consumo das cinco unidades equivale a 1,41 GWh/ ano.

“É conservar o nosso patrimônio verde, incentivando a cadeia industrial desse tipo de negócio, num pensamento alinhado com nossas ações e projetos voltados para a sustentabilidade do território”, completou Cavalcanti.

O projeto é resultado do programa PE Sustentável, administrado pela ADDiper (Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco) e criado pelo Governo do Estado. O programa viabiliza o comércio de energia solar no Mercado Livre de Energia adquirida no leilão promovido em 2013. 

Ademais, a iniciativa irá contribuir com a elevação do IDA (Índice de Desempenho Ambiental), responsável por monitorar o desempenho do setor portuário público. Atualmente, o Porto de Suape ocupa a 8º posição, no total são 31 atracadouros monitorados.

Giuliana Olivieri

Giuliana Olivieri

Atuou como produtora de programa de entrevista na Rádio Brasil Campinas, além de elaboração de reportagens diárias, edição de áudio e vídeo. Desde 2020, acompanha o mercado fotovoltaico, cobrindo a editoria de Mercado e Negócios. Graduanda em Jornalismo na PUC Campinas.

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários preconceituosos, ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.