7 de maio de 2021

Carrinho

Potencial do Nordeste gera oportunidades para o setor solar

Região possui 1,01 GW de potência instalada em geração distribuída

Autor: 30 de abril de 2021Brasil
Potencial do Nordeste gera oportunidades para o setor solar

A GD (geração distribuída) de energia fotovoltaica vem ganhando cada vez mais força no Nordeste brasileiro. Atualmente, a região possui 1,01 GW de potência instalada, sendo que cerca de 413 MW são de instalações residenciais, o que representa aproximadamente 40% do total

Ainda de acordo com dados da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), os cinco estados com maior volume de potência instalada são Ceará (189 MW), Bahia (181 MW), Pernambuco (159 MW), Piauí (111 MW) e Maranhão (105 MW).

De acordo com Mariana Bedin, engenheira eletricista e analista de suporte técnico da Renovigi, a energia solar no Nordeste possui uma parcela significativa que tende a ser potencializada.

“Acredito que atualmente a apelação e a necessidade de pensarmos em sustentabilidade abre um leque de possibilidades para energias limpas. Cada ano, a energia solar vem se atualizando, com novas tecnologias, mais eficientes e confiáveis, o que agrega para o segmento”, afirma Bedin.

O potencial da região e a expansão significativa da fonte fotovoltaica no país, motivou Walber Teixeira Marques a apostar no setor solar. “Sempre fui da área comercial. Em 2016, com o segmento cada vez mais saturado, resolvi me reinventar. Pesquisei algumas áreas, participei de cursos e comecei a observar a energia solar como uma tecnologia de crescimento significativo. Me convenci a investir”, disse o CEO da Energia do Sol

A empresa, que fica localizada em São Luís (MA), foi criada em 2017 e hoje é parceira da fabricante de sistemas fotovoltaicos Renovigi. Marques conta que quando fundou a Energia do Sol poucos eram os profissionais formados interessados em trabalhar com energia solar, mas as coisas começaram a melhorar quando ele firmou parceria com o engenheiro Klayton Rego Costa. 

“Cleiton se tornou um grande parceiro e comanda até hoje a área de projetos e montagens. A união de forças contribuiu para dar volume, visibilidade e fomento da tecnologia para as pessoas,” afirma o executivo.

Hoje, mais de três anos depois da criação da Energia do Sol, a empresa conta com uma loja física às margens da BR 135, que tem na fachada dez painéis solares ganhos em sorteio realizado em um encontro de parceiros da Renovigi.

Marques destaca que investir em energia solar é uma alternativa cada vez mais viável e não tem como mudar isso. “As pessoas já perceberam que é algo positivo produzir energia através das placas solares, a tendência é que se torne cada vez mais comum, a exemplo da tecnologia empregada nos carros elétricos. Será difícil barrar seu crescimento”, concluiu.

Giuliana Olivieri

Giuliana Olivieri

Jornalista com experiência em produção de programa de entrevistas, reportagens diárias e edição de áudio. Graduanda em Comunicação Social na PUC-Campinas.

Comentar