29 de fevereiro de 2024
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 12,2GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 26,9GW

Preços se mantêm estáveis com a chegada do Ano-novo Chinês

Boletim da InfoLink Consulting indica estabilidade contínua no mercado internacional

Autor: 8 de fevereiro de 2024Boletim InfoLink
3 minutos de leitura
Preços se mantêm estáveis com a chegada do Ano-novo Chinês

Foto: Envato

O boletim semanal sobre os preços no mercado fotovoltaico produzido pela InfoLink Consulting foi divulgado nesta quinta-feira (8). Como tem sido a marca deste ano até o momento, os preços no mercado internacional se mantiveram estáveis na última semana.

No mês de janeiro, a principal mudança foi a queda de cerca de 6,25% do valor dos módulos HJT. Fevereiro, no entanto, se inicia sem alterações, tanto para a tecnologia HJT, quanto para a tecnologia PERC. Também não se observaram flutuações no valor dos wafers e células no mercado chinês e internacional.

Devido ao Ano-Novo Chinês, que começa no sábado, dia 10 de fevereiro, na próxima semana não haverá a publicação do boletim. No entanto, as previsões não indicam flutuações imediatas no preço dos insumos.

Módulos

Por conta do feriado, produtores aceitaram menos pedidos nesta semana.

Inclusive, alguns deles aumentaram o tempo de pausa na fabricação para 10 a 15 dias, o que vai fazer com que a produção mundial seja de 2 a 3 GW menor em fevereiro do que os 38 GW inicialmente esperados. 

Mesmo após o feriado, os preços de módulos devem continuar trabalhando em uma faixa de preço mais baixa.

Polissilício

A produção mensal do polissilício deve chegar a marca de 73 a 74 GW em fevereiro, uma queda de 3% em relação ao mês anterior. Essa diminuição aconteceu devido a menos dias úteis no mês e produtores aumentando capacidade e qualidade da produção. 

De forma geral, a capacidade de produção se mantém estável, exceto alguns produtores de segunda linha. No período do Ano-Novo Chinês, fabricantes de lingotes, vão manter a taxa de utilização, o que resulta em uma demanda alta do insumo. 

No mercado chinês, houve um pequeno aumento nos valores. Cerca de 3% para o polissilício em pedaços, com o kg sendo vendido a 68 RMB (Yuan), enquanto o granulado saindo a 61 RMB, acréscimo de 1,7%.

Células

Os fabricantes de células planejam parar, ou ao menos diminuir a produção durante o feriado chinês.

Mesmo com uma redução significativa da produção, o preço das células deve se manter constante, podendo subir após o feriado a depender de como serão os cortes. 

Ainda assim, quando e quão rápido será o aumento de preços após este período é incerto, dependendo da acessibilidade financeira do setor de módulos.


Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: [email protected].

Frederico Tapia

Frederico Tapia

Estudante de jornalismo pela UNESP do campus de Bauru. Possui experiência em produção de matérias jornalísticas.

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários preconceituosos, ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.