A Prefeitura de Fortaleza (CE) divulgou a abertura da Consulta Pública a respeito do processo de parceria público-privada, na modalidade de concessão administrativa, para implantação, gestão, operação e manutenção de geração distribuída de energia, assim como para eficiência energética nos prédios das UBS (Unidades Básicas de Saúde) do município.
As contribuições serão aceitas até o dia 7 de dezembro e podem ser enviadas para o e-mail: [email protected], juntamente com a identificação do autor (nome completo, CPF, endereço, e-mail e assinatura). Clique aqui para acessar o documento oficial.
De acordo com Rodrigo Nogueira, secretário do desenvolvimento econômico, além da geração de energia limpa, o projeto também envolverá redução de custos na conta de luz.
“A iniciativa é voltada para equipamentos da saúde, mas poderá ser ampliada para os demais prédios públicos. Vale ressaltar que esse modelo é inovador, aliando a eficiência energética à geração de energia solar, mediante parceria público-privada”, enfatiza.
Segundo a prefeitura, a economia estimada é de aproximadamente R$ 62 milhões, ao longo do período da concessão.
A expectativa é aprimorar o gerenciamento e a gestão do consumo de energia das unidades da SMS (Secretaria Municipal da Saúde) com a implantação do sistema de monitoramento e ações para redução do consumo.
No total, o desconto será de aproximadamente 44,77%, ao longo de todo o período da concessão. A estimativa é uma redução de 5,67% do valor total de consumo de energia das unidades.