4 de maio de 2024
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 13,5GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 28,9GW

Prefeitura de Fortaleza estuda implantar energia limpa em UBS

Segundo secretário do desenvolvimento econômico, a economia estimada é de R$ 62 milhões

Autor: 10 de novembro de 2023novembro 13th, 2023Projetos
2 minutos de leitura
Prefeitura de Fortaleza estuda implantar energia limpa em UBS

Prefeitura Municipal de Fortaleza (CE). Foto: Reprodução

A Prefeitura de Fortaleza (CE) divulgou a abertura da Consulta Pública a respeito do processo de parceria público-privada, na modalidade de concessão administrativa, para implantação, gestão, operação e manutenção de geração distribuída de energia, assim como para eficiência energética nos prédios das UBS (Unidades Básicas de Saúde) do município.

As contribuições serão aceitas até o dia 7 de dezembro e podem ser enviadas para o e-mail: [email protected], juntamente com a identificação do autor (nome completo, CPF, endereço, e-mail e assinatura). Clique aqui para acessar o documento oficial.

De acordo com Rodrigo Nogueira, secretário do desenvolvimento econômico, além da geração de energia limpa, o projeto também envolverá redução de custos na conta de luz.

“A iniciativa é voltada para equipamentos da saúde, mas poderá ser ampliada para os demais prédios públicos. Vale ressaltar que esse modelo é inovador, aliando a eficiência energética à geração de energia solar, mediante parceria público-privada”, enfatiza.

Segundo a prefeitura, a economia estimada é de aproximadamente R$ 62 milhões, ao longo do período da concessão.

A expectativa é aprimorar o gerenciamento e a gestão do consumo de energia das unidades da SMS (Secretaria Municipal da Saúde) com a implantação do sistema de monitoramento e ações para redução do consumo.

No total, o desconto será de aproximadamente 44,77%, ao longo de todo o período da concessão. A estimativa é uma redução de 5,67%  do valor total de consumo de energia das unidades.

Stella Miranda

Stella Miranda

Produtora do Canal Responde e do Solar em 60. Possui experiência em produção de podcast, elaboração de matérias jornalísticas, entrevistas e produção para rádio. Graduanda em Jornalismo na Pontifícia Universidade Católica de Campinas.

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários preconceituosos, ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.