ONS reduz previsão de crescimento da carga de energia para 2,6% em janeiro

Nova projeção representa uma redução de 1.253 MWmed em relação às estimativas iniciais, quando o crescimento esperado era de 4,2%
ONS reduz previsão de crescimento da carga de energia para 2,6% em janeiro
Foto: Reprodução/CTGBR

A carga nacional de energia, que abrange o consumo e as perdas elétricas, deve atingir 81.730 megawatts-médios (MWmed) em janeiro, representando um crescimento de 2,6% em relação ao mesmo período de 2024.

A estimativa foi divulgada pelo Operador Nacional do Sistema (ONS) na última sexta-feira (17/1). A nova projeção representa uma redução de 1.253 MWmed em relação às estimativas iniciais, quando o crescimento esperado era de 4,2%.

Segundo Marcio Rea, diretor-geral do ONS, as projeções de carga permanecem “estáveis ao longo do mês”, apresentando crescimento em “patamares variados” a cada revisão semanal.

“O Sistema Interligado Nacional (SIN) está preparado para atender plenamente ao aumento da demanda de carga. As temperaturas mais altas registradas neste verão impactam diretamente as projeções de consumo”, afirmou Rea.

Previsão de crescimento da carga por submercado:

  • Sul: 14.876 MWmed (+7,5%)
  • Norte: 7.622 MWmed (+5,2%)
  • Nordeste: 13.688 MWmed (+3,1%)
  • Sudeste/Centro-Oeste: 45.545 MWmed (+0,6%)

Condições dos reservatórios

As chuvas em janeiro estão alinhadas à média histórica, favorecendo a recuperação da capacidade de armazenamento das hidrelétricas.

Confira as projeções de ENA (Energia Natural Afluente) e EAR (Energia Armazenada) para o final do mês:

Energia Natural Afluente (ENA):

  • Norte: 111% da Média de Longo Termo (MLT)
  • Nordeste: 105% da MLT
  • Sudeste/Centro-Oeste: 97% da MLT
  • Sul: 76% da MLT

Energia Armazenada (EAR):

  • Norte: 78,3% da capacidade
  • Nordeste: 70,7% da capacidade
  • Sul: 69% da capacidade
  • Sudeste/Centro-Oeste: 63,6% da capacidade

Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: [email protected].

Picture of Wagner Freire
Wagner Freire
Wagner Freire é jornalista graduado pela FMU. Atuou como repórter no Jornal da Energia, Canal Energia e Agência Estado. Cobre o setor elétrico desde 2011. Possui experiência na cobertura de eventos, como leilões de energia, convenções, palestras, feiras, congressos e seminários.

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba as últimas notícias

Assine nosso boletim informativo semanal

capa-da-revista-canal-solar-edicao-especial-intersolar-2021
capa-edicao-7
capa-revista-canal-solar-3