Primeiro ônibus articulado 100% elétrico é construído no Brasil

O modelo, com chassi da BYD, comporta 168 passageiros e terá um sistema inovador de biossegurança

Os corredores expressos no Brasil vão ganhar uma alternativa para lá de sustentável. Isso porque a BYD concluiu, com a Marcopolo, o encarroçamento do primeiro ônibus articulado 100% eletrificado do país, com chassi D11B, de piso baixo.

De acordo com a fabricante, o chassi, que segue para homologação, possui 22 metros de comprimento, baterias de fosfato ferro lítio e autonomia de até 250 km.

Ao total, o modelo comporta 168 passageiros e terá um sistema inovador de biossegurança, além de outras tecnologias.

O ônibus foi apresentado em Caxias do Sul, na fábrica da Marcopolo. Após o processo de homologação, será iniciada a produção em série dos veículos.

Segundo a empresa, as primeiras 12 unidades já foram vendidas para a prefeitura de São José dos Campos, para o projeto do primeiro corredor expresso com ônibus elétricos.

“Além de não poluentes, as viagens a bordo de um ônibus elétrico são silenciosas, com maior estabilidade e segurança para os usuários. Por outro lado, os motoristas também trabalham com muito mais conforto ao dirigir em um carro automático e com diversas tecnologias que auxiliam no guiar”, destacou Marcos Jardim, diretor de Operações da BYD Brasil.

Imagem de Mateus Badra
Mateus Badra
Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como produtor, repórter e apresentador na TV Bandeirantes e no Metro Jornal. Acompanha o setor elétrico brasileiro desde 2020.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Relacionadas

Receba as últimas notícias

Assine nosso boletim informativo semanal