22 de janeiro de 2022
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 4.63GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 8,80GW

Primeiro ônibus articulado 100% elétrico é construído no Brasil

O modelo, com chassi da BYD, comporta 168 passageiros e terá um sistema inovador de biossegurança

Autor: 27 de novembro de 2020Setor Elétrico
Primeiro ônibus articulado 100% elétrico é construído no Brasil

Os corredores expressos no Brasil vão ganhar uma alternativa para lá de sustentável. Isso porque a BYD concluiu, com a Marcopolo, o encarroçamento do primeiro ônibus articulado 100% eletrificado do país, com chassi D11B, de piso baixo.

De acordo com a fabricante, o chassi, que segue para homologação, possui 22 metros de comprimento, baterias de fosfato ferro lítio e autonomia de até 250 km.

Ao total, o modelo comporta 168 passageiros e terá um sistema inovador de biossegurança, além de outras tecnologias.

O ônibus foi apresentado em Caxias do Sul, na fábrica da Marcopolo. Após o processo de homologação, será iniciada a produção em série dos veículos.

Segundo a empresa, as primeiras 12 unidades já foram vendidas para a prefeitura de São José dos Campos, para o projeto do primeiro corredor expresso com ônibus elétricos.

“Além de não poluentes, as viagens a bordo de um ônibus elétrico são silenciosas, com maior estabilidade e segurança para os usuários. Por outro lado, os motoristas também trabalham com muito mais conforto ao dirigir em um carro automático e com diversas tecnologias que auxiliam no guiar”, destacou Marcos Jardim, diretor de Operações da BYD Brasil.

Mateus Badra

Mateus Badra

Atuou como produtor, repórter e apresentador na Bandeirantes e no Metro Jornal. Acompanha o setor elétrico brasileiro há mais de um ano, atuando nas editorias de Mercado e Tendências, Mobilidade Urbana, P&D e Equipamentos. Jornalista graduado pela PUC-Campinas.

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.