Proauto e Bluesun firmam parceria para distribuição de string box

A string box é o componente de proteção da parte do cabeamento CC do sistema fotovoltaico
ProAuto e Bluesun firmam parceria para distribuição de string box

A Bluesun Solar vai distribuir os strings box da Proauto Electric em seus kits de energia solar em todo território brasileiro. A parceria foi firmada na última semana entre a distribuidora e a fornecedora de equipamentos fotovoltaicos.

“Nossos integradores já podem contar com os string box da Proauto nos nossos Kits, o que garante mais segurança nos projetos que estão sendo instalados por todo o Brasil. A escolha visa dar mais segurança e qualidade numa das peças do sistema que é primordial pela segurança do projeto”, afirmou o engenheiro Roberto Caurim, CEO da Bluesun.

Segundo Miguel Franco, CEO da Proauto, os string box fornecidos pela empresa são constituídos de componentes alemães da Dehn, conceituada marca do mercado fotovoltaico, o que vai garantir maior segurança nos kits distribuídos pela Bluesun.

“É uma honra fornecer os string box Proauto para umas das maiores distribuidoras de sistemas de energia solar do país, pois temos como compromisso a qualidade e a Bluesun está alinhada aos nossos valores”, disse Miguel Franco, CEO da Proauto.

O que é string box?

A string box é o componente de proteção da parte do cabeamento CC do sistema fotovoltaico. Ela conecta os cabos vindos dos módulos fotovoltaicos ao inversor, enquanto fornece proteção contra sobretensão e sobrecorrente e permite o seccionamento do circuito.

Todos os kits Bluesun já estão saindo com os String Box da ProAuto/Dehn. Crédito: Bluesun

Os elementos básicos de uma string box são:

  • Invólucro – onde serão alocados os dispositivos de proteção e as conexões elétricas;
  • Dispositivo seccionador – podendo ser implementado com chave seccionadora ou disjuntor;
  • DPS (Dispositivo de proteção contra sobretensão);
  • Dispositivo de proteção contra sobrecorrente – disjuntor ou fusível;
  • Cabos CC.

Franco explica que o string box é o equipamento que protege tanto a instalação quanto as placas solares das descargas elétricas recebidas ou geradas pelo campo magnético dos fios.

“Em caso de estarem ao lado da corrente alternada, protege a instalação contra as eventuais descargas atmosféricas. Por se tratar de um sistema que gera energia e trabalha com altas cargas, podendo causar incêndio e colocar em risco várias vidas, o String Box precisa ser de alta qualidade e confiabilidade para que o sistema funcione corretamente e com segurança.”, esclarece o CEO da ProAuto.

Imagem de Ericka Araújo
Ericka Araújo
Head de jornalismo do Canal Solar. Apresentadora do Papo Solar. Desde 2020, acompanha o mercado fotovoltaico. Possui experiência em produção de podcast, programas de entrevistas e elaboração de matérias jornalísticas. Em 2019, recebeu o Prêmio Jornalista Tropical 2019 pela SBMT e o Prêmio FEAC de Jornalismo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Relacionadas

Receba as últimas notícias

Assine nosso boletim informativo semanal