20 de setembro de 2021
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 3,83GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 6,90GW

Carrinho

Programa de eficiência energética visa apoiar pequenas e médias empresas

O projeto PotencializEE será lançado nesta quarta-feira (8) e disponibilizará cerca R$ 110 milhões de recursos

Autor: 8 de setembro de 2021Eventos
Programa de eficiência energética visa apoiar pequenas e médias empresas

Nesta quarta-feira (8), às 11h, acontece o PotencializEE (Programa Investimentos Transformadores em Eficiência Energética na Indústria), evento virtual de lançamento que visa apoiar pequenas e médias empresas industriais do estado de São Paulo na implementação de medidas de eficiência energética. Estão previstos cerca de R$ 110 milhões para o projeto.

O evento contará com a participação de representantes de instituições parceiras como o MME (Ministério de Minas e Energia), o SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) de São Paulo, a Embaixada da Alemanha, a Embaixada Britânica e a Delegação da União Europeia no Brasil.

O PotencializEE é um Programa de Cooperação Brasil-Alemanha, liderado pelo MME e coordenado por meio da GIZ (Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit), Agência Alemã de Cooperação Internacional. O programa conta com recursos do Ministério do Meio Ambiente, Conservação da Natureza e Segurança Nuclear da Alemanha e da União Europeia. 

A iniciativa é uma contribuição das duas instituições para a NAMA Facility, um mecanismo de financiamento cujo objetivo é ajudar países em desenvolvimento e economias emergentes em seus esforços em direção à redução de emissões de GEE (Gases de Efeito Estufa), contribuindo para o combate às mudanças climáticas.

O programa tem como parceiros estratégicos instituições federais ligadas aos setores de energia, indústria e financeiro, como o Ministério das Minas e Energia, Ministério da Economia e Empresa de Pesquisa Energética. 

Além de contar com apoio do setor da indústria e energia, o SENAI, a FIESP (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo) e a ABESCO (Associação Brasileira das Empresas de Serviços de Conservação de Energia). Já entre os parceiros financeiros estão: Desenvolve SP (Banco do Estado de SP) e BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social).

Para participar do evento é preciso fazer a inscrição no site da FIESP.

Mariana Zilli

Mariana Zilli

Atuou no Projor (Instituto para o Desenvolvimento do Jornalismo) na mediação e no mapeamento de veículos de imprensa em funcionamento. Possui experiência como assessora de imprensa e produtora de conteúdo para redes sociais.

Comentar