Projeto de energia solar em escolas vence premiação de infraestrutura e logística

Iniciativa cearense foi a mais bem avaliada na categoria empreendimento público, conquistando 595 votos
Projeto de energia solar nas escolas vence premiação nacional de Infraestrutura e Logística
Foto: Divulgação/Seinfra

Um projeto de energia solar da Seinfra (Secretaria da Infraestrutura) do Governo do Ceará conquistou o Troféu Painel (Pacto pela Infraestrutura Nacional e Eficiência Logística) de 2023 pela implantação de sistemas fotovoltaicos em 32 escolas públicas do Estado.

O intuito da premiação visa valorizar profissionais, empresas e órgãos governamentais que desenvolvem projetos de infraestrutura de energia e de transporte. O troféu é promovido pelo Besc (Instituto Besc de Humanidades e Economia).

A iniciativa cearense foi a mais votada na categoria “Empreendimento Público”, com 595 votos obtidos durante consulta aberta ao público realizada entre os dias 15 a 30 de junho.

A cerimônia de entrega do troféu será realizada no dia 21 de novembro durante a abertura do encontro do Painel 2023, em Brasília (DF).

Escolas com energia solar

Em setembro de 2020, o Governo do Ceará, por meio da Seinfra, abriu uma licitação para a instalação de módulos fotovoltaicos em 32 escolas públicas do Estado.

O objetivo era incentivar as fontes renováveis, melhorando a eficiência do uso da energia e modernizando as instalações de ensino administradas pelo Poder Público.

Atualmente, 29 das 32 escolas selecionadas já estão gerando energia solar. As outras três instituições estão em fase de conclusão de implantação dos sistemas.

De acordo com o Estado, a estimativa de economia nas contas de energia elétrica quando todas as 32 escolas estiverem com os sistemas em funcionamento é de aproximadamente R$ 1 milhão por ano.

Ao todo, os recursos investidos foram de R$ 8,8 milhões e oriundos do FIEE (Fundo de Incentivo à Eficiência Energética e Geração Distribuída do Ceará), administrado pela Seinfra.

Imagem de Henrique Hein
Henrique Hein
Atuou no Correio Popular e na Rádio Trianon. Possui experiência em produção de podcast, programas de rádio, entrevistas e elaboração de reportagens. Acompanha o setor solar desde 2020.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba as últimas notícias

Assine nosso boletim informativo semanal