Projeto que prevê criação do operador nacional de combustíveis avança na Câmara

Proposta ganhou força após operações que investigam comércio clandestino de combustíveis ligado ao PCC
Canal Solar - Projeto que prevê criação do operador nacional de combustíveis avança na Câmara
Foto: Marcello Casal jr/Agência Brasil

A CME (Comissão de Minas e Energia) da Câmara dos Deputados analisou, nesta quarta-feira (1º), o PL 1923/2024, que propõe a criação do ONSC (Operador Nacional do Sistema de Combustíveis).

O texto recebeu pedido de vista coletiva após a leitura do relatório — recurso regimental que concede aos parlamentares tempo para analisar a proposta antes da deliberação final (votação) em Plenário. 

“Esta presidência apoia o projeto e faz apelo ao deputado Hugo Motta (presidente da Câmara dos Deputados) que paute e vote a matéria”, disse o presidente da CME, Diego Andrade (PSD-MG). 

A proposta que visa a criação do ONSC ganhou força nas últimas semanas após as operações Carbono Oculto e Cadeia de Carbono, que investiga esquemas de comercialização clandestina de combustíveis ligados à facção PCC (Primeiro Comando da Capital).

O objetivo é criar um órgão centralizado, inspirado no ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico), para planejar, monitorar e fiscalizar toda a cadeia de suprimento de combustíveis. O tema, contudo, divide opiniões.

Enquanto o MME (Ministério de Minas e Energia) vê a medida como positiva, a equipe econômica e a ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis) temem sobreposição de funções e aumento de custos. 

Já no setor privado, entidades como a CNT (Confederação Nacional do Transporte) alertam que a criação do ONSC pode gerar despesas adicionais às empresas, que acabariam repassadas ao consumidor.

Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.

Foto de Henrique Hein
Henrique Hein
Atuou no Correio Popular e na Rádio Trianon. Possui experiência em produção de podcast, programas de rádio, entrevistas e elaboração de reportagens. Acompanha o setor solar desde 2020.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Os comentários devem ser respeitosos e contribuir para um debate saudável. Comentários ofensivos poderão ser removidos. As opiniões aqui expressas são de responsabilidade dos autores e não refletem, necessariamente, a posição do Canal Solar.

Notícias do Canal Solar no seu E-mail

Relacionados

Receba as últimas notícias

Assine nosso boletim informativo semanal

<
<
Canal Solar
Privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.