26 de maio de 2022
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 4.99GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 10,7W

Projeto residencial de energia fotovoltaica em GO aposta em telhas solares

Sistema misto instalado no município de Jataí, sudoeste do estado, possui 45,41 kWp

Autor: 22 de março de 2022Brasil
Projeto residencial de energia fotovoltaica em GO aposta em telhas solares

Ao total, foram utilizadas 750 telhas solares

A busca por instalação de sistemas fotovoltaicos em residências cresce de forma exponencial no Brasil. Dados da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) apontam que a classe residencial lidera o ranking de potência instalada em GD (geração distribuída) solar, com cerca de 4,1 GW.

Guilherme Nagamine, diretor da L8 Energy, comenta que à medida que esse tipo de sistema vai se popularizando e ganhando mercado, novos produtos também são desenvolvidos pela indústria, trazendo mais eficácia na geração de energia. 

Entre essas soluções, ele destaca as telhas solares. “A telha solar agrega design na geração de energia renovável e produz 5% mais energia do que os módulos convencionais produzidos em silício”, destaca Nagamine. 

“Este produto é menos suscetível a sombras, com captação da luz difusa, se tornando mais eficiente em locais com baixa luminosidade, independentemente da inclinação dos raios solares. Com isso, não é preciso alterar o projeto arquitetônico para que o telhado possa gerar energia”, acrescenta.

Um exemplo deste tipo de aplicação é o projeto de 45,41 kWp instalado no município de Jataí (GO), onde telhas solares fazem a cobertura de boa parte de uma residência. Ao total, foram utilizadas 750 telhas solares L8 em um sistema fotovoltaico misto, que ainda conta com 58 módulos de 395 Wp. 

Atualmente, a produção energética da residência está dentro do previsto em projeto, com 5.500 kWh por mês, o suficiente para suprir a demanda da família. Nagamine relata que os proprietários se mudarão para a casa no começo de abril já com um crédito acumulado de 70.000 kWh, visto que a instalação do telhado foi concluída em novembro de 2020 e o sistema fotovoltaico foi homologado pela operadora de energia da região em dezembro do mesmo ano. 

Segundo a L8 Energy,  as telhas solares possuem vida útil entre 25 e 30 anos, com 10 anos de garantia de fábrica. Para Leandro Kuhn, CEO da L8 Group, assim como no caso dos painéis fotovoltaicos, as telhas solares também trazem a certeza da economia a médio e longo prazo, mas, para ele, o grande diferencial deste produto está na estética. 

“Os materiais das telhas solares trazem acabamentos cada vez melhores e temos o melhor produto já fabricado para este fim, que traz beleza ao projeto, aliando a eficiência energética ao design da arquitetura”, conclui.

Ericka Araújo

Ericka Araújo

Desde 2020, acompanha o mercado fotovoltaico. Possui experiência em produção de podcast, programas de entrevistas e elaboração de matérias jornalísticas. Em 2019, recebeu o Prêmio Jornalista Tropical 2019 pela SBMT (Sociedade Brasileira de Medicina Tropical) e o Prêmio FEAC de Jornalismo. Já atuou como repórter e apresentadora da Rádio Brasil Campinas. Formada pela PUC Campinas.

2 comentários

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários preconceituosos, ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.