GC Solar 22.71 GW GD Solar 50.47 GW
Mercado & Investimentos

Projeto prevê tecnologia solar inédita com armazenamento no Piauí

Tecnologia já é adotada em mercados como Estados Unidos, China, Chile e Espanha

Canal Solar - Projeto prevê tecnologia solar inédita com armazenamento no Piauí

Foto: Divulgação

A CGN Brasil firmou parceria com o Governo do Piauí para desenvolver uma planta piloto de energia solar concentrada com armazenamento térmico, tecnologia inédita no país. A iniciativa prevê estudos para a implantação de um projeto de cerca de 100 MW no estado.

Diferente da geração fotovoltaica tradicional, a chamada CSP (Concentrated Solar Power) produz eletricidade a partir do calor do sol. O sistema utiliza espelhos para concentrar a radiação solar, gerando altas temperaturas capazes de aquecer fluidos térmicos.

Esse calor é então convertido em energia elétrica, permitindo inclusive o armazenamento térmico, funcionando como uma espécie de “bateria” em larga escala. A tecnologia já é adotada em mercados como Estados Unidos, China, Chile e Espanha, sobretudo em regiões com alta incidência solar.

O acordo foi firmado com o Piauí Instituto de Tecnologia e contempla análises de viabilidade técnica, econômica e regulatória. A proposta também inclui cooperação técnica, com intercâmbio de profissionais e visitas a plantas operacionais na China.

Segundo o presidente da CGN Brasil, Mingzhu Li, o projeto pode contribuir para aumentar a confiabilidade das fontes renováveis no país, ao integrar geração solar com capacidade de armazenamento.

Como parte da estratégia, será lançado um edital para seleção de estudantes de graduação e pós-graduação de universidades brasileiras, que deverão atuar nas frentes técnicas do estudo.

A CGN é uma multinacional chinesa com mais de 100 GW de capacidade instalada no mundo. No Brasil,  opera sete complexos eólicos e três solares em cinco estados, somando mais de 1,6 GW de capacidade instalada.

Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.

Wagner Freire
Sobre o autor
Wagner Freire

Wagner Freire é jornalista graduado pela FMU. Atuou como repórter no Jornal da Energia, Canal Energia e Agência Estado. Cobre o setor elétrico desde 2011. Possui experiência na cobertura de eventos, como leilões de energia, convenções, palestras, feiras, congressos e seminários.

Comentários (8)

Os comentários são moderados antes da publicação

Os comentários devem ser respeitosos e contribuir para um debate saudável. Comentários ofensivos poderão ser removidos. As opiniões aqui expressas são de responsabilidade dos autores e não refletem, necessariamente, a posição do Canal Solar.

Deixe seu comentário

  • CARLOS SANTOS

    isso já foi realizado em outros países e foi um fracasso, já está sendo desmontado, não é geração limpa pois mata milhares de pássaros.
    é só buscar informação correta e vai encontrar.

  • Akira

    Um ano atrás eu estava lendo um artigo de como a usina CSP Ivanpah estava fechando porque não compensava, além de matar pássaros. (É só pesquisar Ivanpah no Google)
    Agora leio aqui que o Brasil quer abrir uma CSP.

    Suponho que o Governo do Piauí pretenda usar tecnologias mais modernas que Ivanpah, mas que dá medo de não dar certo também, isso dá.

  • Adriano F Borges

    Este tipo de usina não deu certo nos EUA porque não gerou a quantidade de energia esperada, os espelhos precisam ser limpos constantemente e exigem tecnologia cara de realinhamento com o sol. Já fracassou em países detentores de tecnologia, onde estão sendo abandonadas, e, se realmente forem construídas aqui, será um grande desperdício de dinheiro dos contribuintes https://clickpetroleoegas.com.br/energia-solar-fracassa-em-grande-estilo-usina-bilionaria-no-deserto-de-nevada-se-torna-um-monumento-ao-desperdicio/

  • Cezar Luiz

    Li uma reportagem que descreve “o baixo desempenho do projeto de espelhos (heliostatos) para uma torre de geração de energia: o Ivanpah Solar Electric Generating System, localizado no deserto de Mojave, na Califórnia. O projeto, inaugurado em 2014, enfrentou críticas e falhas de desempenho significativas ao longo de sua operação, levando a relatos de “fracasso de US$ 1 bilhão”

  • HILTON FERREIRA MAGALHAES

    Prezados, é uma forma bastante interessante de armazenagem de energia e o Brasil com um potencial enorme de energia solar oferecida ao longo de um ano inteiro pode ser tornar um player importante. Concordo que também é um assunto a ser explorado pelas universidades em desenvolvimento de dissertação e tese de mestrado e doutorado. Nós exploramos muito pouco a tecnologia de aquecimento de água via Im também a energia solar. o retorno desse investimento é muito bom em substituição ao servedouro de energia que são os chuveiros elétricos. Engenheiro e professor. Mestre em ciências de engenharia elétrica.. Ium exemplo.tambem bem interessabte é a exploracso da energua geotérmica. WhatsApp e tel (21)997716277

  • HILTON FERREIRA MAGALHAES

    Prezados, é uma forma bastante interessante de armazenagem de energia e o Brasil com um potencial enorme de energia solar oferecida ao longo de um ano inteiro pode ser tornar um player importante. Concordo que também é um assunto a ser explorado pelas universidades em desenvolvimento de dissertação e tese de mestrado e doutorado. Nós exploramos muito pouco a tecnologia de aquecimento de água via também a energia solar. o retorno desse investimento é muito bom em substituição ao servedouro de energia que são os chuveiros elétricos. Engenheiro e professor. Mestre em ciências de engenharia elétrica.. WhatsApp e tel (21)997716277

  • Zé do trovão

    acabaram de fechar as duas maiores do mundo por não funcionar e dar muito problema, além de matar um monte de pássaro. Mais uma desculpa pra roubalheira.

  • Marconi Neves

    a mão de obra vai ser do Piauí? pelo menos vai gerar por período emprego e renda aqui nosso Piauí. A Picema Energia Solar está disponível.

Canal Solar
Privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.