Puxado pela energia solar, MG atraí R$ 4,3 bi em investimentos em 2023

Resultado é fruto de um trabalho de desburocratização da economia do estado, diz secretário de governo
Canal-Solar-Puxado-pela-energia-solar-MG-atrai-R-43-bi-em-investimentos-em-2023.jpg
Os três municípios com maior volume de investimentos atraídos em 2023 são do Norte mineiro. Foto: Pixabay

Por meio do Invest Minas, o governo de Minas Gerais informou que o estado atraiu R$ 4,3 bilhões em investimentos nos dois primeiros meses do ano, com estimativa de geração de 5.718 empregos.

Entre os setores que mais formalizaram investimentos estão energia solar, agronegócio e mineração, seguidos por alimentos, minerais não ferrosos, bebidas, infraestrutura, automóveis e autopeças, fertilizantes e fármacos.

Os três municípios com maior volume de investimentos atraídos em 2023 são do Norte mineiro. “Estamos conseguindo manter um bom ritmo de atração de novos investimentos e expansões em setores variados, mesmo em um período tradicionalmente menos aquecido para os negócios.” conta João Paulo Braga, CEO da Invest Minas.

Destaque para os protocolos de investimento para projetos de geração solar fotovoltaica e agronegócio. Segundo o Invest Minas, os detalhes dos investimentos ainda não podem ser divulgados a pedido das empresas.

Fernando Passalio, secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, avalia que o volume expressivo de investimentos é fruto de um trabalho de desburocratização da economia do estado, ampliando assim a possibilidade de novos negócios.

Descarbonização

Não é acaso o fato da geração de energia solar fotovoltaica liderar o volume de investimentos neste ano. Os projetos relacionados com a sustentabilidade tendem a estar cada vez mais presentes na pauta de novos investimentos.

Para acelerar o alcance da meta, em fevereiro de 2023, o Governo de Minas, por meio da Invest Minas e secretarias de Estado de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, deu a largada para a Rota da Descarbonização.

O programa busca definir ações, políticas e regulações que fomentarão os investimentos necessários para tornar a economia mineira mais limpa e ambientalmente sustentável.

Imagem de Wagner Freire
Wagner Freire
Wagner Freire é jornalista graduado pela FMU. Atuou como repórter no Jornal da Energia, Canal Energia e Agência Estado. Cobre o setor elétrico desde 2011. Possui experiência na cobertura de eventos, como leilões de energia, convenções, palestras, feiras, congressos e seminários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Relacionadas

Receba as últimas notícias

Assine nosso boletim informativo semanal