Brasileiros registram mais de 5 milhões de queixas contra distribuidoras em 2024

Dados da ANEEL também mostram que o tempo de resposta para o atendimento à população piorou na última década
Brasileiros registram 5,7 milhões de queixas contra distribuidoras em 2024
Avenida fica sem energia enquanto veículos trafegam por ela. Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil

O tempo de resposta das distribuidoras para atender a emergências piorou na última década em todo o país, conforme dados da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica). 

Em 2024, os brasileiros registraram 5,7 milhões de chamados relacionados à falta de luz, com um tempo médio de espera superior a oito horas. Em 2015, o mesmo atendimento era concluído em cerca de seis horas.

Em nota, a ANEEL informa que a falha no atendimento às demandas dos consumidores pode acarretar diversas sanções às distribuidoras, incluindo restrição ao pagamento de dividendos, redução de reajuste tarifário e até descontinuidade da concessão.

Notificações emitidas às distribuidoras

De acordo com informações da Senacon (Secretaria Nacional do Consumidor) aplicou mais de R$ 70 milhões em multas em 2024, com mais de 500 notificações realizadas.

Deste montante, foram 150 penalidades direcionadas às concessionárias de energia elétricas para cobrar explicações sobre a qualidade dos serviços prestados à população.

O órgão dispensou atenção especial à Enel-SP, que foi multada em R$ 13 milhões por violar o Código de Defesa do Consumidor, que exige que serviços essenciais sejam contínuos e adequados. A sanção foi mantida mesmo após a concessionária recorrer.

“A energia elétrica é um direito essencial. Falhas nesse serviço comprometem gravemente a qualidade de vida e a dignidade dos consumidores,” afirma o secretário Nacional do Consumidor, Wadih Damous. 

Com informações da Agência Brasil  

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Henrique Hein
Atuou no Correio Popular e na Rádio Trianon. Possui experiência em produção de podcast, programas de rádio, entrevistas e elaboração de reportagens. Acompanha o setor solar desde 2020.

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