28 de março de 2024
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 12,7GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 27,7GW

Relator do PL 5829 avalia como positivo reunião com parlamentares

Reunião realizada na tarde de terça-feira (13) foi reservada para os membros da Comissão de Minas e Energia

Autor: 14 de abril de 2021abril 22nd, 2021Brasil
2 minutos de leitura
Relator do PL 5829 avalia como positivo reunião com parlamentares

O relator do PL 5829, deputado Lafayette de Andrada, saiu confiante da reunião da CME (Comissão de Minas e Energia) realizada na tarde desta terça-feira (13). O parlamentar afirmou à reportagem do Canal Solar que os membros da comissão receberam positivamente o texto.

“Após apresentar o texto substitutivo e esclarecer as dúvidas dos meus colegas, cerca de dez deputados pediram a fala. Com exceção do deputado Marcelo Ramos, todos os demais elogiaram o PL e consideraram uma proposta boa e equilibrada”, comentou Lafayette.

A reunião foi reservada para os membros da CME. O objetivo do encontro foi justamente esclarecer os principais pontos que o PL 5829 propõe para o setor elétrico. A proposta, conhecida como marco legal da GD (geração distribuída) no Brasil tem sido tema de discussões entre profissionais, empresários e associações do setor elétrico, provocando a realização de debates em diversos eventos onlines.

Na semana passada, durante um destes eventos, o engenheiro Tássio Barboza, diretor Técnico da ABS (Associação Baiana de Energia Solar) e secretário Adjunto de Assuntos Técnicos do INEL (Instituto Nacional de Energias Limpas) apresentou um cálculo que mostra que a criação do marco legal da GD deve trazer aproximadamente R$ 50 bilhões em benefícios para o setor elétrico até 2035. 

Leia mais: PL 5829 traz benefícios líquidos de mais de R$ 50 bi ao sistema elétrico

Este cálculo considerou os impactos positivos da GD no matriz energética brasileira. Entre eles, a manutenção do volume de água nos reservatórios, a redução nas perdas elétricas e, consequentemente, a menor necessidade do acionamento das bandeiras tarifárias.

Ericka Araújo

Ericka Araújo

Head de jornalismo do Canal Solar. Apresentadora do Papo Solar. Desde 2020, acompanha o mercado fotovoltaico. Possui experiência em produção de podcast, programas de entrevistas e elaboração de matérias jornalísticas. Em 2019, recebeu o Prêmio Jornalista Tropical 2019 pela SBMT e o Prêmio FEAC de Jornalismo.

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários preconceituosos, ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.