Com mais de 3,1 milhões de sistemas fotovoltaicos conectados à rede elétrica, número que segue em crescimento, o Brasil enfrenta um desafio cada vez mais urgente: garantir que essas instalações atendam às exigências da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), especialmente à Resolução Normativa nº 1000/2021, que estabelece os requisitos técnicos e de segurança para conexão à rede.
Um dos principais desafios é a proteção contra surtos elétricos, fenômenos causados por descargas atmosféricas e por variações na rede, comprometendo inversores e painéis solares e afetando a eficiência e a segurança dos sistemas. A análise é de Renato Teixeira, supervisor da Engenharia de Aplicações da CLAMPER.
Esse alerta ganha ainda mais relevância diante do cenário climático brasileiro: segundo dados do INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), o país registra, em média, cerca de 78 milhões de raios por ano.
Para proteger contra esse risco, ele destacou que a utilização de DPS (Dispositivos de Proteção contra Surtos) é fundamental nos dois lados dos inversores: CA (Corrente Alternada) e CC (Corrente Contínua).
A CLAMPER, empresa especializada na produção de DPS, disponibiliza um portfólio de soluções para manter a integridade da estrutura fotovoltaica e a continuidade da geração de energia.
Eficácia do DPS
O estudo recente da UPE (Universidade de Pernambuco), em parceria com a fabricante, intitulado Análise da performance de inversores solares submetidos a surtos elétricos provocados por descargas atmosféricas, reforça a necessidade de proteção externa com DPS para os inversores.
Os dados comprovam que a proteção realizada com DPS externo foi capaz de desviar mais de 93% da energia do surto, reduzindo os efeitos nocivos nos inversores – resultado que reforça a importância de seguir diretrizes técnicas rigorosas nas instalações fotovoltaicas
“Uma instalação adequada e segura passa, invariavelmente, pelo atendimento à Resolução Normativa nº1000/2021 da ANEEL – que estabelece as regras para a geração distribuída de energia elétrica, incluindo os sistemas fotovoltaicos”, disse Teixeira.
Essa resolução define os requisitos técnicos e de segurança que devem ser seguidos nas instalações, desde o dimensionamento dos equipamentos até a conexão com a rede elétrica.
“A conformidade com a Resolução 1000/2021 é essencial para garantir a segurança do sistema de distribuição de energia, seus usuários e das instalações que possuem os sistemas fotovoltaicos”, frisou.
“Portanto, a utilização de DPS, o uso da String Box CLAMPER Solar SB, CLAMPER Front Box e aplicar as orientações previstas na Resolução 1000 são fundamentais para garantir a segurança, eficiência, longevidade e o desempenho das usinas”, concluiu o engenheiro.
Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.