6 de julho de 2022
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 5.09GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 11,3W

Rio de Janeiro terá primeiro quiosque com usina solar

No total, foram investidos R$ 77 mil para a instalação do sistema off-grid de 5,4 kWp

Autor: 17 de junho de 2022Brasil
Rio de Janeiro terá primeiro quiosque com usina solar

A usina foi inaugurada na última quarta-feira (15), na famosa Prainha. Foto: Divulgação

A cidade do Rio de Janeiro terá um primeiro quiosque com usina solar, localizado na famosa Prainha, Zona Oeste. Segundo a SolarOn, empresa responsável pelo projeto, foi instalado um sistema off-grid de 5,4 kWp.

A usina foi inaugurada na última quarta-feira (15) em uma das praias mais preservadas do município, durante a abertura do LayBack Pro, etapa da Liga Mundial de Surf, com programações especiais de jiu-jitsu e skate, além de atividades de educação e preservação ambiental.

De acordo com Pedro Jacques, sócio da SolarOn, a companhia tem desempenhado um bom trabalho ao mostrar ao consumidor a possibilidade de independência das concessionárias.

“Existem diversas linhas de financiamento para a instalação do sistema, que, após o investimento inicial, vai trazer enorme economia. Além do custo, existe também o aspecto ambiental, importante para muitas empresas e pessoas físicas”, explicou Jacques.

O investimento de R$ 77 mil conta com equipamentos da Renovigi, sendo eles dez módulos fotovoltaicos e duas baterias para o armazenamento de energia em momentos em que não haja luz solar.

Segundo Gustavo Martins, CEO da Renovigi, embora sistemas off-grid sejam mais utilizados em áreas rurais, não deixam de ser uma alternativa para áreas urbanas, em regiões afastadas da rede elétrica, como a do quiosque.

“Com a popularização das baterias, as usinas de geração off-grid vão se tornar cada vez mais acessíveis. Além do aspecto sustentável, tem um enorme ganho de economia, já que não haverá custo de energia para o proprietário após o investimento inicial”, afirmou Martins.

Para Bill Tassinari, um dos sócios do quiosque LayBack Soul, que recebeu a instalação da planta, o cenário de modernização do espaço foi ideal para a construção de um sistema que ofereça geração de eletricidade limpa.

“Inovamos no quiosque, mas sem perder a essência do parque e de toda a cultura de preservação do meio ambiente que temos aqui na região. Esperamos que ações como essas possam servir de exemplo e motivar outros quiosques a adotarem iniciativas similares”, destacou Tassinari.

Stella Miranda

Stella Miranda

Possui experiência em produção de podcast, elaboração de matérias jornalísticas, entrevistas e produção para rádio. Graduanda em Jornalismo na Pontifícia Universidade Católica de Campinas.

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários preconceituosos, ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.