25 de fevereiro de 2024
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 12,2GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 26,8GW

Roubo e vandalismo: como minimizar estes riscos à segurança dos painéis em usinas?

Setor de cercamentos para painéis solares no país deve crescer nos próximos anos, acompanhando o segmento fotovoltaico

Autor: 5 de dezembro de 2023Entrevistas
5 minutos de leitura
Roubo e vandalismo: como minimizar estes riscos à segurança dos painéis em usinas?

Imagem: Divulgação/Morlan

O aquecimento do setor fotovoltaico no Brasil tem trazido consigo um aumento nos riscos à segurança dos painéis solares e equipamentos. O roubo de módulos, vandalismo e acidentes causados pela presença de pessoas não autorizadas ou animais silvestres são alguns dos principais riscos.

Para mitigar esses riscos, uma das medidas mais eficazes é a instalação de cercamentos em usina solares. As telas são o tipo de produto mais utilizado nesses cercamentos, pois servem como uma barreira física que impossibilita a entrada de pessoas ou animais.

O Canal Solar entrevistou Christian Speyer, gerente de Marketing da Morlan. A empresa é uma empresa brasileira fundada em 1954, com sede em Orlândia, interior de São Paulo. É uma das principais fabricantes de telas de arame e cercamentos do Brasil, atuando nos segmentos de agropecuária, construção civil e industrial.

O mercado de cercamentos para painéis fotovoltaicos no Brasil deve crescer nos próximos anos, acompanhando o aumento da geração de energias renováeveis. Confira a seguir a íntegra da entrevista.

Canal Solar: Quais são os principais riscos à segurança das placas de energia fotovoltaica?

Speyer: Os riscos são vários e incluem desde o roubo de placas e equipamentos, que vem aumentando exponencialmente com o aquecimento do setor fotovoltaico, até casos de vandalismo ou mesmo de acidentes causados pela presença de pessoas não autorizadas ou animais silvestres no local.

Como os cercamentos podem ajudar a mitigar esses riscos?

As telas, que são o tipo de produto mais utilizado nesses cercamentos, servem como uma barreira física que impossibilita a entrada de pessoas ou animais, funcionando, ainda, como uma barreira “psicológica”, uma vez que o simples fato de a área estar cercada, já passa a ideia de que a mesma está sendo monitorada, o que intimida ações de roubo ou vandalismo.

Quais são os tipos de cercamentos mais utilizados para a proteção de placas fotovoltaicas?

O produto mais utilizado para a proteção das áreas de geração de energia fotovoltaica são telas que podem ser de alambrado, ou usando o termo técnico: de simples torção, que é aquele tipo de tela que costumamos ver em quadras e campos de futebol.

Elas também podem ser telas de segurança eletro soldadas, que como o próprio nome já diz, são telas mais seguras, pois por serem soldadas em cada ponto de interseção de fios, só podem ser rompidas se cortadas por inteiro. Essas telas também podem ser revestidas com PVC ou painéis de Gradil. Normalmente, a instalação de telas vem acompanhada da instalação de concertinas ou arames farpados sobre a cerca.

Quais são as vantagens e desvantagens de cada tipo de cercamento?

As vantagens e desvantagens são bastante relativas e irão variar de acordo com o tamanho da área a ser cercada, o relevo, o clima da região, o trânsito de pessoas e a presença de animais silvestres.

Por exemplo, em regiões com ação de maresia e alto tráfego de pessoas, é recomendável a utilização de telas eletro soldadas revestidas com PVC de alta aderência, pois como explicado anteriormente, por serem soldadas, não podem ser abertas rompendo apenas um fio, e por terem revestimento de alta aderência, resistem sem problemas a ação da maresia.  Vale ressaltar que todos os tipos de telas cumprem a função básica de isolar e proteger a área de instalação das placas.

Qual é o custo médio de instalação de um cercamento para placas fotovoltaicas?

O valor varia de acordo com o tipo de cercamento escolhido, mas podemos estimar um valor a partir de R$ 55,00/m2. O que é irrisório se levarmos em conta o alto valor dos equipamentos que serão cercados.

Quais são as perspectivas para o mercado de cercamentos para placas fotovoltaicas no Brasil?

Com o aumento da geração de energias alternativas, espera-se, também, um aumento na demanda dos materiais para essa finalidade.

Quais são as principais características das telas de proteção?

As telas de proteção são uma solução já consagrada em outros segmentos e tem como principais características a facilidade de instalação, a resistência à corrosão e a eficácia no isolamento de áreas.

Como o aumento dos roubos de placas fotovoltaicas têm impactado o mercado de cercamentos?

Quando falamos em cercamentos, estamos falando em prevenção de roubos. Nesse sentido, a demanda por esses produtos cresce de acordo com a necessidade de se proteger e prevenir eventuais furtos.

Quais são as medidas que estão sendo tomadas para combater o roubo de placas fotovoltaicas?

Além dos cercamentos, tem se investido também em sistemas de monitoramento por câmeras e sensores de presença, bem como a contratação de seguranças e seguros.

Quais são os riscos para a segurança das pessoas que trabalham em instalações fotovoltaicas com cercamento?

No caso dos instaladores dos cercamentos, os riscos são bastante baixos, desde que se utilize os EPI’s adequados e se adotem boas práticas.

Wagner Freire

Wagner Freire

Wagner Freire é jornalista graduado pela FMU. Atuou como repórter no Jornal da Energia, Canal Energia e Agência Estado. Cobre o setor elétrico desde 2011. Possui experiência na cobertura de eventos, como leilões de energia, convenções, palestras, feiras, congressos e seminários.

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários preconceituosos, ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.