• ter, 7 abril, 2026
Facebook X-twitter Instagram Youtube Linkedin Spotify
  • GC Solar: 22,31 GW
  • GD Solar: 46,07 GW
  • Anuncie aqui
  • Sobre nós
  • Expediente
logo site canal solar
  • Notícias
    • Mercado & Investimentos
    • Mercado Internacional
    • Política & Regulação
    • Projetos & Aplicações
    • Renováveis
    • Sustentabilidade & ESG
    • Tecnologia & Inovação
    • Veículos Elétricos
  • Artigos
    • Artigo de Opinião
    • Artigo do Fabricante
    • Artigo Técnico
  • Latam
  • Baterias
  • Blog
  • Empresas de energia solar
    • Integradores
  • Revista
    • Revista Canal Solar
    • Revista Conecta
  • Consultoria
  • Cursos
  • Notícias
    • Mercado & Investimentos
    • Mercado Internacional
    • Política & Regulação
    • Projetos & Aplicações
    • Renováveis
    • Sustentabilidade & ESG
    • Tecnologia & Inovação
    • Veículos Elétricos
  • Artigos
    • Artigo de Opinião
    • Artigo do Fabricante
    • Artigo Técnico
  • Latam
  • Baterias
  • Blog
  • Empresas de energia solar
    • Integradores
  • Revista
    • Revista Canal Solar
    • Revista Conecta
  • Consultoria
  • Cursos
  • Notícias
    • Mercado & Investimentos
    • Mercado Internacional
    • Política & Regulação
    • Projetos & Aplicações
    • Renováveis
    • Sustentabilidade & ESG
    • Tecnologia & Inovação
    • Veículos elétricos
  • Artigos
    • Opinião
    • Técnicos
    • Artigos do Fabricante
  • Latam
  • Blog
  • Empresas de energia solar
  • Integradores
  • Revista
    • Revista Conecta
  • Quem Somos
  • Anuncie Aqui
  • CS Consultoria
  • Cursos
  • Mercado Internacional
  • Notícias
    • Mercado & Investimentos
    • Mercado Internacional
    • Política & Regulação
    • Projetos & Aplicações
    • Renováveis
    • Sustentabilidade & ESG
    • Tecnologia & Inovação
    • Veículos elétricos
  • Artigos
    • Opinião
    • Técnicos
    • Artigos do Fabricante
  • Latam
  • Blog
  • Empresas de energia solar
  • Integradores
  • Revista
    • Revista Conecta
  • Quem Somos
  • Anuncie Aqui
  • CS Consultoria
  • Cursos
  • Mercado Internacional
logo site canal solar
Início / Notícias / Tecnologia & Inovação / Risen e ABGD lançam vídeos de teste de painéis solares IEC

Risen e ABGD lançam vídeos de teste de painéis solares IEC

Ação visa promover boas práticas na escolha de equipamentos fotovoltaicos para fortalecer o setor solar no país
Acompanhe pelo Whatsapp
  • Foto de Ericka Araújo Ericka Araújo
  • 12 de março de 2024, às 09:37
4 min 1 seg de leitura
Canal Solar Risen e ABGD lançam vídeos de teste de desempenho de painéis solares IEC
Fundada em 1906, a IEC é a mais antiga organização de padronização internacional do mundo. Foto: Divulgação

O mercado fotovoltaico brasileiro está experimentando um crescimento significativo, alcançando recentemente o marco de 40 GW de capacidade instalada em energia solar, somando as usinas de grande porte e os sistemas de geração própria, mostram dados contabilizados pela ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica).

Nos últimos três anos, a capacidade operacional da fonte solar cresceu mais de quatro vezes no Brasil. Essa crescente participação da energia solar na matriz elétrica destaca a importância da qualidade e confiabilidade dos equipamentos utilizados em usinas fotovoltaicas.

Com a necessidade do mercado de maximizar a geração de energia por potência instalada e reduzir os custos de produção de energia (LCOE) por unidade gerada, torna-se crucial a seleção criteriosa dos componentes.

Nesse contexto, a Risen Energy, em parceria com a ABGD (Associação Brasileira de Geração Distribuída), lançou uma série de vídeos sobre a interpretação do padrão IEC  (Comissão Eletrotécnica Internacional).

O objetivo é informar e conscientizar os prosumidores – consumidores que produzem sua própria energia – e investidores de energia solar sobre a importância da conformidade com os padrões de qualidade na seleção dos equipamentos para suas usinas.

Segundo a fabricante, essa iniciativa visa não apenas promover a adoção de boas práticas na escolha de componentes fotovoltaicos, mas também contribuir para a construção de um setor mais sólido e confiável, alinhado com as melhores práticas internacionais.

A companhia ainda destacou que para realmente entender algo, é preciso colocá-lo em prática. “Para ajudar a indústria a entender melhor o padrão IEC 61215 e o desempenho do produto, a Risen Energy, com o apoio do laboratório FV nacional CNAS, tem o orgulho de anunciar o lançamento da série de vídeos Interpretação do Padrão de Teste de Desempenho de Módulos PV da IEC”, anunciou em nota à imprensa.

De acordo com a fabricante, a série de vídeos fornece uma introdução detalhada e intuitiva aos requisitos do padrão IEC para teste de desempenho de módulos PV e demonstra métodos de teste específicos em conjunto com os produtos PERC e HJT da Risen Energy.

Confira o vídeo do teste

O que é IEC?

Fundada em 1906, a IEC é a mais antiga organização de padronização internacional do mundo, responsável pelo trabalho de padronização internacional nos campos da engenharia elétrica e eletrônica.

O padrão IEC 61215, oficialmente intitulado “Módulos Fotovoltaicos (FV) Terrestres – Qualificação de Projeto e Aprovação de Tipo”, tem sido o padrão fundamental para o projeto de módulos FV e a base para verificação de desempenho desde sua primeira publicação em 1993.

Com o desenvolvimento contínuo da tecnologia e a atualização dos produtos fotovoltaicos, o mercado tem levantado requisitos mais altos para testar novos módulos de alta eficiência.

Em 23 de fevereiro de 2021, a edição 2021 do padrão IEC 61215 foi oficialmente lançada, sendo a segunda edição após a edição de 2016 e a quarta iteração principal na desenvolvimento do padrão IEC 61215.

Desde 2012, a Risen Energy possui um Laboratório Nacional Independente, para o qual obteve acreditação ISO/IEC 17025, sendo uma das poucas empresas no início da indústria solar a obter essa acreditação.

De acordo com a fabricante, que é uma das líderes do mercado fotovoltaico global, a estrutura possui capacidades técnicas para conduzir serviços de teste e calibração sob critérios internacionalmente reconhecidos, como IEC 61215, IEC 61730-2 e UL 1703.

“Ao longo dos anos, temos acompanhado de perto as tendências de desenvolvimento de vários novos materiais e produtos na indústria, e continuamente expandimos e melhoramos nossas capacidades de teste”, destacou a empresa em nota.

Ainda segundo a Risen, em setembro de 2022, a companhia obteve com sucesso a revisão de supervisão do CNAS e novos itens de expansão de padrões, passando na reavaliação e auditoria de expansão do novo padrão IEC 61215-2:2021.

“Isso não apenas marca uma nova altura para as capacidades de teste e calibração do laboratório CNAS da Risen Energy, mas também fornece suporte de teste mais forte e melhor para o desenvolvimento de produtos, controle de qualidade, teste de certificação e outros projetos”, pontuou.


Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.

ABGD (Associação Brasileira de Geração Distribuída) ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) Risen
Foto de Ericka Araújo
Ericka Araújo
Gerente de Comunicação do Canal Solar. Host do Papo Solar. Desde 2020, acompanha o mercado de energias renováveis. Possui experiência em produção de podcast, programas de entrevistas e elaboração de matérias jornalísticas. Em 2019, recebeu o Prêmio Jornalista Tropical 2019 pela SBMT e o Prêmio FEAC de Jornalismo.
AnteriorAnterior
PróximoPróximo

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Os comentários devem ser respeitosos e contribuir para um debate saudável. Comentários ofensivos poderão ser removidos. As opiniões aqui expressas são de responsabilidade dos autores e não refletem, necessariamente, a posição do Canal Solar.

Notícias do Canal Solar no seu E-mail

Relacionados

Canal Solar - Avanço da IA pode transformar Brasil em polo global de data centers, aponta estudo

Avanço da IA pode transformar Brasil em polo global de data centers

Rockcore anuncia estoque local de microinversores no Brasil

Rockcore anuncia estoque local de microinversores no Brasil

Mais Notícias

Ver Mais
ANEEL abre processo que pode levar à cassação da Enel em São Paulo

ANEEL abre processo que pode levar à cassação da Enel em São Paulo

Canal Solar - ANEEL abre consulta sobre tarifa da Copel; alta no Paraná pode chegar a 19%

ANEEL abre consulta sobre tarifa da Copel; alta no Paraná pode chegar a 19%

Canal Solar - ANEEL autoriza primeiro projeto de BESS colocalizado com usina solar no país

ANEEL autoriza primeiro projeto de BESS colocalizado com usina solar no país

É um canal de notícias e informações sobre o setor de energia solar fotovoltaica. O conteúdo do canal é protegido pela lei de direitos autorais. É proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio.

Facebook X-twitter Instagram Youtube Linkedin Spotify

Mapa do Site

Categorias

  • Notícias
  • Artigos
  • Entrevistas
  • Guia do Consumidor
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Projetos
  • Revista
  • Veículos Elétricos

Canais

  • Sobre Nós
  • Contato
  • Privacidade
  • Política de Qualidade
  • Trabalhe Conosco
  • Expediente
  • Anuncie aqui

Associação e certificações

Copyright © 2026 Canal Solar, todos os direitos reservados. CNPJ: 29.768.006/0001-95 Endereço: Edificio José Maurício – Av. Mackenzie, 1835 – Andar 3, – Vila Brandina, Campinas – SP, 13092-523
Receba as últimas notícias

Assine nosso boletim informativo semanal

Preencha os dados acima e receba seu exemplar gratuito da revista canal solar