19 de abril de 2024
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 13,4GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 28,5GW

Rock in Rio recebe instalação de sistema fotovoltaico

Com patrocínio da Heineken, a usina complementará a demanda de energia utilizada no local

Autor: 5 de setembro de 2022Brasil
3 minutos de leitura
Rock in Rio recebe instalação de sistema fotovoltaico

Usina instalada no Parque Olímpico do Rock in Rio. Foto: Heineken/Divulgação

A Heineken instalou no Parque Olímpico do Rock in Rio Brasil 2022 uma usina fotovoltaica para abastecer as ativações da marca durante o festival.

A iniciativa faz parte da plataforma de sustentabilidade e cultura Green Your City e integra a meta de abastecimento de energia verde da empresa.

Desenvolvida pela M.O.E (My Own Energy), o sistema de 111 kWp é composto por 206 painéis solares – que estão garantindo o funcionamento do bar próximo ao Palco NDO, as Beer Stations e a Tirolesa.

As placas estão distribuídas em dois pontos: o primeiro é fixo e fica no telhado de uma das arenas, e o segundo é uma instalação móvel, localizada no chão do velódromo.

Após o Rock in Rio, os módulos móveis serão realocados e ficarão junto com as placas fixas da arena, formando a miniusina da Heineken, que será entregue pela marca ao Parque Olímpico, como legado.

Essa geração, segundo a empresa, será usada para complementar a demanda de energia utilizada no local, contribuindo para a comunidade e reforçando o compromisso da Heineken com cidades mais verdes.

Ao todo, a utilização da estrutura contribuirá para a redução da emissão de cerca de 300 toneladas de CO2 durante 25 anos, o tempo médio de duração dos painéis.

“É com muito orgulho que conseguimos viabilizar a produção de energia renovável dentro do Parque Olímpico, dando continuidade à jornada de incentivar a reflexão sobre sustentabilidade em espaços culturais, através da nossa plataforma Green Your City”, comentou Melina Domingos, líder de estratégia de sustentabilidade e cultura da marca Heineken no Brasil.

“Para a Heineken, poder colaborar com a realização de festivais mais verdes é muito importante. O nosso papel é atuar como ponte e multiplicadora na conversão para fontes sustentáveis de energia”, destacou.

Sobre a Green Your City

Green Your City é uma plataforma com uma série de iniciativas com o viés sustentável para a vida noturna, a cena cultural e a ressignificação de espaços
urbanos.

Para seu lançamento, em novembro de 2021, a marca iluminou três capitais do país — SP, RJ e BH – com energia verde. “A iluminação é uma celebração aos nossos compromissos sustentáveis, e ainda uma referência à utilização de energia limpa, 100% renovável, na produção da cerveja”, afirmaram.

Soluções renováveis da Heineken

Desde 2020, a Heineken anunciou sua produção com energia 100% renovável nas fábricas de Alagoinhas (BA), Araraquara (SP), Ponta Grossa (PR) e, até 2023 em Jacareí (SP). Além da produção, a companhia também anunciou a geração de energia verde para bares e restaurantes.

Recentemente, a Heineken comunicou suas quatro grandes metas de sustentabilidade até 2030:

  • Energia Verde: 50% dos pontos de venda de Heineken em 19 capitais terão energia renovável até 2030;
  • Circularidade: 80% das embalagens de vidro da Heineken serão circulares até 2030;
  • Micro Florestas: em parceria com o projeto Floresta de Bolso, a Heineken vai implantar micro florestas urbanas em 19 capitais do país até 2030. Os bolsões verdes vão colaborar para a melhora de qualidade do ar, manutenção do clima, controle de enchentes e regeneração do bioma original;
  • Consumo Consciente: cesde 2010 a Heineken investe 10% de toda sua verba de marketing em ações de consumo consciente. “O lançamento de Heineken 0.0 representa um forte incentivo para essa mudança de comportamentos”, enfatizaram.
Mateus Badra

Mateus Badra

Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como produtor, repórter e apresentador na TV Bandeirantes e no Metro Jornal. Acompanha o setor elétrico brasileiro desde 2020. Atualmente, é Analista de Comunicação Sênior do Canal Solar e possui experiência na cobertura de eventos internacionais.

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários preconceituosos, ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.