25 de fevereiro de 2024
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 12,2GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 26,8GW

Roraima sofre novo apagão por desligamento de termelétricas

Por não estar conectado ao SIN, o estado tem sua energia gerada quase na totalidade por usinas térmicas

Autor: 2 de fevereiro de 2024fevereiro 5th, 2024Setor Elétrico
2 minutos de leitura
Roraima sofre novo apagão por desligamento de termelétricas

Foto: Freepik

Todos os municípios de Roraima ficaram sem acesso à energia elétrica nesta quinta-feira (1º) após o desligamento das usinas de geração térmica que atendem o estado. 

Este é o segundo apagão que atinge as cidades da região em menos de três meses. Em novembro do ano passado, uma interrupção no fornecimento de energia também foi causado por problemas envolvendo as termelétricas locais.

De acordo com a Roraima Energia, empresa responsável pelo serviço de distribuição de energia, o novo apagão começou por volta de 11h20. Até o final da tarde, o fornecimento ainda não havia voltado à normalidade.

Desde a privatização em 2018, quando deixou de pertencer à Eletrobras, a empresa é controlada pelo Consórcio Oliveira Energia e passou a se chamar Roraima Energia.

Por não estar conectado ao SIN (Sistema Interligado Nacional), o estado tem sua energia gerada quase na totalidade por usinas térmicas.

Até março de 2019, a energia era parcialmente fornecida pela Venezuela, o que compensa eventuais problemas locais de geração.

No entanto, após essa data o país parou de enviar energia ao estado, o que obrigou Roraima a ter que receber o abastecimento de energia por meio das quatro usinas termelétricas da Roraima Energia. 

Atualmente, o parque térmico do estado é formado pelas usinas de: Monte Cristo, Jardim Floresta e Distrito, em Boa Vista (RA), e de Novo Paraíso, em Caracaraí (RA).

A empresa informou que ainda não tem informações sobre o motivo do apagão, mas confirmou que o problema ocorreu na geradora de energia.


Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: [email protected].

Henrique Hein

Henrique Hein

Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como repórter do Jornal Correio Popular e da Rádio Trianon. Acompanha o setor elétrico brasileiro pelo Canal Solar desde fevereiro de 2021, possuindo experiência na mediação de lives e na produção de reportagens e conteúdos audiovisuais.

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários preconceituosos, ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.