26 de abril de 2024
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 13,4GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 28,7GW

RS reassume 2º colocação do ranking estadual de GD fotovoltaica

Segundo levantamento realizado pela ABSOLAR, o estado gaúcho ultrapassou São Paulo

Autor: 19 de janeiro de 2021Brasil
2 minutos de leitura
RS reassume 2º colocação do ranking estadual de GD fotovoltaica

A corrida em busca da primeira colocação do ranking estadual de GD (geração distribuída) solar fotovoltaica continua a todo vapor.

Segundo dados divulgados pela ABSOLAR (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica), o Rio Grande do Sul reassumiu a segunda colocação e ultrapassou o estado de São Paulo, que possui 553,1 MW.

Os gaúchos atingiram uma potência de 557,4 MW – o que representa 12,7% da capacidade total instalada no Brasil -, uma alta de cerca de 5% frente aos 531,9 MW registrados em dezembro de 2020.

“A questão cultural no RS é muito interessante. As pessoas buscam essa liberdade, este beneficio. A energia solar está muito difundida no estado, e o consumidor conhece e entende as vantagens”, disse Mara Andréa Schwengber, coordenadora da ABSOLAR no Rio Grande do Sul.

“Além disso, temos muita disponibilidade e fácil acesso a linhas de financiamento, onde é possível trocar a conta por parcela, sem nenhum desembolso. Com a pandemia da Covid-19, o aumento do consumo residencial fez com que mais pessoas procurassem esta tecnologia”, acrescentou.

Dessa mesma forma, de acordo com Mara, as empresas preocupadas em reduzir custos também têm buscado a fonte fotovoltaica, tornando as empresas mais competitivas no cenário atual.

MG lidera ranking de GD

O estado que lidera no início de 2021 o ranking de GD é Minas Gerais, com 826,4 MW – o que representa 18,9% da potência instalada em todo o país.

A última vez que o RS estava em segundo lugar foi em outubro do ano passado, quando alcançou 463,9 MW.

Mateus Badra

Mateus Badra

Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como produtor, repórter e apresentador na TV Bandeirantes e no Metro Jornal. Acompanha o setor elétrico brasileiro desde 2020. Atualmente, é Analista de Comunicação Sênior do Canal Solar e possui experiência na cobertura de eventos internacionais.

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários preconceituosos, ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.