A Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) inaugurou, na última sexta-feira (16), uma usina de energia solar na Estação de Tratamento de Esgoto de Monte Alto (SP).
O empreendimento conta com capacidade de 1 MW e potencial de geração de 1,9 milhão de kWh ao ano. No total, foram investidos cerca de R$ 4 milhões para a construção da planta.
Com o sistema fotovoltaico, a Companhia compensará créditos com consumo de eletricidade que utiliza em suas instalações operacionais em Monte Alto e mais três municípios da região.
Segundo a empresa, a usina de Monte Alto é a quarta entregue pelo Programa de Geração de Energia Fotovoltaica por Geração Distribuída da Sabesp. As outras estão localizadas em Orindiúva, Elias Fausto e Euclides da Cunha Paulista.
Programa de Geração de Energia Fotovoltaica
O Programa de Geração de Energia Fotovoltaica da Sabesp possui investimentos de cerca de R$ 245 milhões, financiados pelo BID Invest, e prevê a implantação de aproximadamente 30 usinas fotovoltaicas em áreas da Companhia, principalmente no interior do estado.
Com potência entre 1 a 4 MW, as unidades totalizarão cerca de 60 MWp. A energia gerada será suficiente para suprir 4,5% de toda eletricidade consumida pela Sabesp ou 60% de toda a eletricidade consumida em baixa tensão na empresa.