27 de maio de 2022
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 4.99GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 10,7W

São Paulo inaugura 1ª estação de trem movida por energia solar

Segundo a EDP, responsável pelo fornecimento do sistema, a usina produzirá 8,5 MWh por mês

Autor: 24 de junho de 2021Brasil
São Paulo inaugura 1ª estação de trem movida por energia solar

Visando reduzir os impactos ambientais, com novos equipamentos que priorizam energia limpa e renovável, o município de São Paulo inaugurou neste mês a primeira estação de trem da cidade que utiliza módulos solares. 

De acordo com a EDP, empresa responsável pelo fornecimento do sistema, a usina localizada na Vila Olímpia produzirá 8,5 MWh por mês. A instalação em telhado metálico ocupa uma área de cerca de 500 m² e tem capacidade de geração de 102 MWh por ano. 

Ao total, a planta possui 96,6 kWp – o que corresponde por 234 painéis fotovoltaicos de 400 Wp da Dah Solar e 1 inversor Growatt de 75 kW com 7 MPPTs (rastreamento do ponto de máxima potência).

“Temos como ambição liderar a transição energética no país. Por isso, aceitamos o convite para contribuir com a primeira estação sustentável de São Paulo. Aproveitamos o ambiente da mesma com uma solução de energia solar eficiente e que traz benefícios ao meio ambiente”, destacou André Pereira, diretor da EDP Smart.

Sobre o projeto

A nova estação Vila Olímpia, concebida em parceria entre a Eletromidia e o Santander, recebeu sistemas de aproveitamento de energia fotovoltaica e reuso de água de esgoto. A economia mensal de água prevista chega a 150 mil litros.

O projeto também contará com mais de 1.500 m² de área verde. Os jardins verticais serão irrigados por sistema que faz reuso da água de esgoto da própria estação através de wetlands (jardins filtrantes). 

Os equipamentos básicos, como bancos e uma nova marquise que protege os usuários da chuva, por exemplo, são feitos de materiais sustentáveis. 

Ademais, os novos bancos trazem pontos USB para carregamento de eletrônicos e a estrutura possui calhas para facilitar o transporte das bicicletas pelas escadarias.

Mateus Badra

Mateus Badra

Atuou como produtor, repórter e apresentador na Bandeirantes e no Metro Jornal. Acompanha o setor elétrico brasileiro há mais de dois anos, atuando nas editorias de Mercado e Tendências, Mobilidade Urbana, P&D e Equipamentos. Jornalista graduado pela PUC-Campinas.

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários preconceituosos, ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.