[gtranslate]

Sedeme firma parceria para expandir energia solar no Pará

Parceria com a ABSOLAR incentiva o desenvolvimento econômico com o uso de energia renovável
Sedeme firma parceria para expandir energia solar no Pará
O compromisso visa viabilizar a expansão da cadeia de valor da energia solar no Pará . Foto: Sedeme

A Sedeme (Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia) firmou no começo desta semana uma cooperação técnica com a ABSOLAR (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica).

O compromisso, com vigência de dois anos, visa viabilizar a expansão da cadeia de valor da energia solar no Pará a partir de políticas públicas, programas e incentivos capazes de tornar o uso de sistemas fotovoltaicos mais dinâmicos.

Segundo a Sedeme, a iniciativa coloca o uso de energias renováveis na matriz energética com um papel cada vez mais relevante no cenário socioeconômico do estado. Além disso, contribui para o desenvolvimento sustentável e colabora para zerar as emissões de dióxido de carbono do Pará.

Segundo José Fernando Júnior, secretário da Sedeme, esse acordo permite o benefício do uso de energia solar fotovoltaica não apenas nas residências, mas também para o setor produtivo no Pará. 

“Nosso trabalho é contínuo no sentido de buscar formas de incentivo ao desenvolvimento econômico do Pará com sustentabilidade e geração de emprego”, destacou Júnior.

De acordo com a ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), o Pará é o estado da Região Norte com maior potência instalada de energia solar no segmento de geração distribuída, com cerca de 286 MW e mais de 24 mil sistemas fotovoltaicos instalados.

Além disso, segundo a Absolar o estado já recebeu R $1,4 bilhão de investimentos em energia solar e gerou mais de 8 mil empregos. 

Para Rodrigo Sauaia, CEO da ABSOLAR, o acordo é um marco para a entidade e para o Estado, e permitirá o trabalho conjunto para diversificação da matriz energética com sustentabilidade. “Este é um passo estratégico para que nós possamos acelerar o desenvolvimento da energia solar fotovoltaica no Estado do Pará”, concluiu Sauaia.

Picture of Redação do Canal Solar
Redação do Canal Solar
Texto produzido pelos jornalistas do Canal Solar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Relacionadas

Notícias Relacionadas

Receba as últimas notícias

Assine nosso boletim informativo semanal

Baixe Agora Seu Exemplar!

Preencha os dados acima e receba seu exemplar gratuito da Revista Canal Solar.

Baixe Agora Seu Exemplar!

Preencha os dados acima e receba seu exemplar gratuito da Revista Canal Solar.